Na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul dessa segunda-feira, 5, o vereador Alberto João Heck (PT) ocupou a tribuna para dizer que graças ao empenho dos deputados federais do Partido dos Trabalhadores, uma verba no total de R$ 1.010.000,00 (um milhão e dez mil reais), será aplicada em Santa Cruz do Sul através de emendas parlamentares. O valor atende a solicitação de Heck que articulou com os deputados.
Segundo Heck é importante destacar que “os quatro deputados queriam investir no Município, pois tinham vários outros, também, para mandar os recursos e nós que fomos atrás de buscar (as emendas), assim teremos mais verbas para a saúde principalmente”. O vereador petista especificou, ainda, quanto e qual o destino que cada deputado federal indicou: Elvino Bohn Gass (100 mil reais – Hospital Monte Alverne e 360 mil reais – Aquisição Trator para Agricultura); Maria do Rosário Nunes (250 mil reais – Hospital Santa Cruz); Dionilso Marcon (100 mil reais – Hospital Ana Nery e Henrique Fontana (200 mil reais – Hospital Santa Cruz).
Somadas estas emendas, ultrapassam um milhão de reais, o que demonstra o comprometimento das representações gaúchas do PT no Congresso com a população de Santa Cruz do Sul e região, salientou Heck.
O vereador petista se manifestou, ainda, sobre, os atos em todo o país do dia 3 de julho contra o presidente Bolsonaro, “muito parecido com o que aconteceu em 2016 antes da queda da presidente Dilma”. Soma-se a isso o fato de que a cada dia aparecem mais indícios de corrupção desse governo que está aí e o Brasil deve, sim, ser passado a limpo, continuou Heck. “Os atos vão continuar, ganhar corpo e as ruas”, analisou ele.
Alberto Heck encaminhou, ainda, um requerimento no sentido que seja realizada uma reunião especial para debater a proposta de reforma administrativa constante na PEC 32/2020. A reunião, ainda sem data, contará com a presença de uma representação da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública entre outras membros da comunidade local. “É urgente mobilizar a sociedade para evitar a precarização do serviço público”, salientou ele. “Precisamos resgatar a importância do serviço público e sua essência: sua relevância na saúde, na segurança pública e na burocracia dos órgãos públicos tão prioritárias à população”, completou Heck.
O vereador, também, encaminhou duas indicação. Uma em função das dificuldades geradas por situações emergenciais decorrentes de crises sanitárias, indicou que o Poder Executivo conceda subvenções econômicas, na forma de uma Renda Básica Emergencial, a ser pago mensalmente durante três meses ou enquanto perdurar a situação de emergência ou estado de calamidade pública decorrentes de crise sanitária declarada por órgãos competentes. Indicou, ainda, que se institua o Programa Municipal de Renda Básica de Cidadania em Santa Cruz do Sul, que se constituirá no direito de todos os habitantes residentes, não importando sua condição socioeconômica, receberem, um benefício monetário como direito a segurança de renda.
A outra indicação é encaminhada à RGE. Pedimos que seja providenciado correções na distribuição de energia elétrica para o Bairro João Alves, especialmente nos loteamentos Nova Santa Cruz, Nova Santa Cruz II, Blumen Garten e Terra Vista evitando quedas e falta de luz nas residências e empresas existentes nas imediações, destacou Heck. “Essa quedas constantes de luz se devem ao crescimento urbano e em Linha João Alves não é diferente, precisamos expandir a infra-estrutura também”, justificou ele.