Alyne Motta
[email protected]
Arquivo Pessoal
Atilio Genaro Ancheta Weigel, conhecido como Ancheta. O craque da Copa do Mundo de 1970, considerado o melhor zagueiro uruguaio de várias décadas, trocou os gramados em que atuava pela música romântica latina, mostrando que é exímio profissional nesta área também.
O famoso craque da bola e da música mostra seus sucessos na noite de hoje, 13 de abril, quando participa de um jantar baile realizado pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Com uma seleção de composições, permite que, apaixonados ou não pelo futebol, possam apreciar uma boa música.
Os ingressos custam R$ 30 para sócios e R$ 40 para não sócios. O cardápio especial da noite será produzido pelo chef Ornélio Luis Staub, seguido de um baile animado pelo Grupo Pérola. Convites e reservas de mesas podem ser feitos através dos fones (51) 3715 7298 (secretaria) ou 3711 2843 (sede).
Arquivo Pessoal
Ancheta mostra seu trabalho como cantor na noite de hoje
SUCESSO NA MÚSICA
Morando no Brasil há mais de 30 anos, Atilio Ancheta dedica-se à música por mais de 12 anos. Aliás, sempre cantou, mas nos últimos tempos, na capital gaúcha, tem destinado mais tempo para esta área. Desde que começou a carreira como cantor, já lançou três CDs.
No primeiro álbum canta somente boleros. O segundo trabalho vai para o lado romântico, tendo no repertório músicas românticas como “Sentimental Demais”, “Besame Mucho”, “Cachito” e “Perfídia” entre outros. Já o terceiro CD, “Suavemente Latino”, traz composições inéditas em espanhol e português.
Blog Tardes de Pacaembu
Na copa de 70, pela seleção uruguaia, Ancheta (D) foi escolhido o melhor zagueiro
CRAQUE DA BOLA
Nascido em Florida, Uruguai, no dia 19 de julho de 1948, Atilio Ancheta começou sua carreira profissional como jogador de futebol no Nacional de Montevideo. Por lá, conquistou três títulos uruguaios (1969, 1970 e 1971), a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes, ambos no ano de 1971.
Na Copa de 70, em que o Uruguai conquistou o quarto lugar, foi eleito um dos melhores zagueiros. Após a última conquista no time uruguaio, Ancheta veio para o Grêmio Football Porto Alegrense. No tricolor gaúcho obteve grande sucesso, onde permaneceu até 1979, tornando-se bicampeão gaúcho nos anos de 1977 e 1979.
Estrellas Deportivas/Blog Tardes de Pacaembu
No Uruguai, defendeu o Nacional de Montevideo
Já com a carreira no final, foi para os gramados colombianos, defender o Milionários. Em 1981, retornou ao Nacional, com o objetivo de se aposentar. Após isso, passou a residir em Santo Antônio da Patrulha, onde montou uma escolinha de futebol. Atualmente reside em Porto Alegre, com a esposa e dois filhos.
Como treinador, foi campeão catarinense com time profissional e gaúcho com um time das categorias de base. No ano de 2008, recomeçou sua carreira como técnico no Esporte Clube Passo Fundo, disputando a segunda divisão do campeonato gaúcho. Com quatro derrotas seguidas, acabou sendo demitido.
Arquivo Pessoal
No estado, Ancheta atuou no Grêmio, conquistando dois campeonatos gaúchos
HOMENAGENS
O jogador que conquistou dois campeonatos gaúchos foi homenageado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGA), em uma partida do Grêmio contra o Guarani de Venâncio Aires. Na ocasião, o craque da bola pôde dar o pontapé inicial da partida, além de receber uma carteira de sócio laureado do tricolor.
Em 2012, o Grêmio, junto com a Topper, lançaram um novo uniforme em homenagem a jogadores argentinos (Scotta) e uruguaios (Hugo de Léon e Atilio Ancheta). Batizados de “Alma Castelhana do Imortal Tricolor”, os modelos lembram camisas do passado do time gaúcho.