José Carlos Ferreira – [email protected]
Daniel da Costa Franco, de 51 anos, foi o escolhido para o comando técnico do Santa Cruz na próxima temporada. Ao longo das últimas três semanas, ele e seu empresário conversaram com a direção do clube e o acerto se deu de forma tranquila. A apresentação aconteceu no final da manhã dessa sexta-feira, 9, nos Plátanos, de modo bastante antecipado aos trabalhos de campo, que ainda não têm data para começar. A ideia é planejar em conjunto a participação no Campeonato Gaúcho Série A2 – Divisão de Acesso de 2023 e observar o mercado em busca de atletas para o elenco.
Antes de ser treinador, a partir de 2008, Daniel se destacou como lateral-esquerdo do Internacional de 1985 a 1994. Depois passou por vários clubes dos cenários nacional, como Corinthians, Atlético-MG e Bahia, e estadual – Esportivo, São José e Brasil, além do próprio Santa Cruz. A carreira de técnico iniciou no Colorado na função de auxiliar e passou à de principal em 2015, quando Roger Machado deixou o Novo Hamburgo para assumir o Grêmio pela primeira vez. Mais recentemente, trabalhou no Lajeadense, União Frederiquense e São Luiz.
“O Daniel é uma escolha unânime da diretoria. Conversamos bastante com ele e nossos pensamento convergiram para as mesmas ideias. Optamos por começar esse trabalho bem cedo porque queremos ter um time muito competitivo para o próximo ano, que deve ser tão difícil quanto foi este, e com o propósito de alcançarmos o acesso ao Gauchão”, definiu o presidente do Santa Cruz, Miguel Schuck.
O técnico revelou que se animou desde o primeiro contato, feito pelo vice-presidente de Futebol, Lairton José dos Reis. “A minha alegria logo foi muito grande. Graças a Deus, eu tive a oportunidade de jogar neste clube, em 2003, e ficou um carinho muito grande. E onde a gente sabe que tem pessoas corretas, honestas, que buscam sempre o melhor, é bom estar neste lugar e neste momento. Desde as primeiras conversas conseguimos explanar muitos pensamentos sobre futebol, montagem de elenco e projeto de trabalho. É muito importante quando o clube pensa grande e este aqui já fala isso por si só”, comentou Daniel Franco.
O comandante técnico e a direção do futebol do Galo já observam os campeonatos em andamento – o Gaúcho Série B se encaminha para o final e a Copa FGF começará na quarta-feira, 14 – para a mirar em jogadores que podem vir a formar o elenco alvinegro. A definição do início da pré-temporada ainda depende da divulgação do calendário do futebol do ano que vem, mas tudo indica que a Divisão de Acesso começará no final de janeiro ou princípio de fevereiro. A ideia de Daniel é abrir os trabalhos com o grupo 40 dias antes do primeiro pontapé no campeonato. A comissão técnica terá ainda o auxiliar Rodrigo da Rosa e o preparador físico Rogério Trentin.