Início Colunas Damião

Damião

Acho que o Damião do começo do ano passado é um grande centroavante. Aquele que se atirava em qualquer bola que vinha pra área, com qualquer parte do corpo pra colocá-la na rede. Aquele que arrancava do meio do campo e passava voando pelos zagueiros, independente de quantos fossem, para alcançar o objetivo que era o gol. Mais ou menos assim, com essa vontade, foi o Damião contra o Coritiba, no Beira-Rio, quando marcou um belo gol, fez parede e tabelou pro segundo. Mas o Damião mudou. Não vai mais em todas as bolas como ia antes da seleção, da fama e da conta gorda no banco. Sou fã do Damião, mas daquele Damião.
A Débora de Oliveira já disse no ar uma outra tese sobre o camisa nove colorado. Segundo ela, até se machucar gravemente no ano passado, Damião ainda tinha em campo todas as características de quem veio do futebol amador. Na várzea, segundo ela, não tinha bola perdida. Cada domingo em campo valia os trinta reais da semana e no outro, tinham que estar em todas de novo, pra garantir o pagamento. Ao se machucar, Damião voltou a campo tentando se profissionalizar. Fazendo o que realmente cabe a um centroavante, esperando a bola, esperando a jogada, sem ir em todos os lances correndo o risco de uma nova leão séria. Por isso ele mudou!!
 

Vanderlei Luxemburgo disse em entrevistas  segunda-feira que o time do Grêmio que enfrentou o Vasco não era misto. Eram os titulares e a velha história de que só não jogou quem não estava bem. Ora, se fosse na reta final do campeonato, eles não jogariam? Então não tem discussão. Gilberto Silva, Léo Gago e Marcelo Moreno não jogaram para serem poupados para o jogo contra o Bahia, evitando a possibilidade de ficar fora do jogo de volta contra o time do Falcão, mesmo com  a classificação muito bem encaminhada. E conforme eu falei durante toda a segunda-feira, se o Grêmio tivesse jogado com o time completo poderia ter ganho do Vasco, pois só  não conseguiu mesmo com o misto por ter perdido um pênalti e por causa de um erro do juiz que anulou o gol legítimo do Miralles. O Grêmio vai outra vez poupar alguns jogadores domingo contra o Palmeiras no Olímpico?
 

Fim de semana de folga total desde o Globo Esporte desta sexta até segunda-feira. Que maravilha. Esta semana foi de eventos todos os dias, quase todos de confraternizações pelos resultados alcançados nos veículos da RBS. Segunda na Rádio Cidade onde tenho programa das 7h as 8h da manhã. Terça confraria do Show dos Esportes da Rádio Gaúcha, quarta festa de encerramento do Gauchão para todos da tv que participaram da cobertura, e assim foi. Aliás foi uma grande cobertura do Gauchão na RBS TV, de 18 de janeiro até este mês de maio. Agora a fase é de diminuição de ritmo. Aliás, já estou estudando com a direção da tv a possibilidade de deixar o Globo Esporte para ficar com um comentário no Jornal do Almoço, mais as transmissões, o programa na rádio e o blog no globoesporte.com. A fase de gostar de correria como exige o Globo Esporte está passando. Já estou há quase 25 anos fazendo o programa, e está na hora de deixar para quem está começando. Enquanto isso vamos nessa