Início Geral Dada a largada para o Festival Santa Cruz de Cinema

Dada a largada para o Festival Santa Cruz de Cinema

Matheus Nachtergaele será o homenageado nesta 4ª edição do evento

Ricardo Gais
[email protected]

Roberta: “Nossa expectativa é que venham inscrições de todo o Brasil”. Foto: Ricardo Gais

Ocorreu na noite dessa quinta-feira, 10, na Proeza, o lançamento oficial da 4ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema, que contou com transmissão ao vivo no Facebook do Sesc RS e a presença de alguns convidados. O evento seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

As inscrições para filmes de curta-metragem de todo o País estão abertas e podem ser realizadas através do site: www.festivalsantacruzdecinema.com.br. O evento acontecerá entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2021, no Auditório Central da Unisc, e a participação do público dependerá das condições sanitárias.

A gerente do Sesc Santa Cruz, Roberta Pereira, lembra que neste ano o evento pode ser no formato híbrido se houver avanço na vacinação e flexibilização nos protocolos de prevenção à pandemia. “Pensamos em fazer sessões presenciais mesmo que seja com menos público. Agora nossa expectativa é que venham inscrições de todo o Brasil”. Ela destaca que neste ano as produções finalizadas até 2019 podem ser inscritas, além das que já foram inscritas no último evento mas não foram selecionadas”.

O secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, sublinha que o Município divulgado através da cultura é um privilégio. “Poder apoiar a iniciativa destes desbravadores, que estão tentando deslocar o eixo dos tradicionais eventos para Santa Cruz, para nós é um privilégio e a Prefeitura se sente muito feliz em fazer parte deste festival, além de ser um evento já consagrado na cidade”.

O Festival Santa Cruz de Cinema é realizado por Sesc/RS – Unidade Santa Cruz do Sul, Unisc – Cursos de Comunicação Social e Pé de Coelho Filmes. Este ano conta com patrocínio da JTI e da Prefeitura Municipal. A programação inclui mostras de filmes, oficinas e debates sobre a produção audiovisual com a participação de profissionais reconhecidos no segmento.

FESTIVAL

Nos cinco dias de evento serão exibidos os 18 filmes selecionados, sendo 12 nacionais e seis regionais (filmes gaúchos). Os escolhidos nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Direção de Arte, Ator, Atriz, Roteiro, Montagem, Trilha Sonora, Desenho de Som, Melhor Filme Gaúcho e Melhor Filme pelo Júri Popular receberão o Troféu Tipuana.

MOSTRA OLHARES DAQUI

A Mostra Olhares Daqui vai aceitar filmes de cineastas de Santa Cruz do Sul, além de produções de alunos e ex-alunos dos Cursos de Comunicação Social da Unisc. Haverá premiação para o Melhor Filme da Mostra, que também receberá o Troféu Tipuana na noite de encerramento de Festival.

HOMENAGEADO

Matheus Nachtergaele.- Foto: Divulgação

O ator, diretor e roteirista homenageado será Matheus Nachtergaele, que iniciou sua carreira artística aos 20 anos e após vários trabalhos como ator teve seu reconhecimento ao estrear a minissérie “Hilda Furacão”, na TV Globo, como Cintura Fina.

Com o sucesso na minissérie, virou protagonista do filme “O Auto da Compadecida”, baseado na obra de Ariano Suassuna, no papel de João Grilo. Essa atuação lhe rendeu o Grande Prêmio do Cinema Nacional como Melhor Ator. Desde então, Matheus Nachtergaele participou de novelas, cinema nacional, e em 2008 estreou como diretor, mas sem abandonar o teatro e a televisão. O ator também já foi premiado no Festival de Cinema de Gramado, com o longa-metragem “A Festa da Menina Morta”.