A diversidade gastronômica na 39ª Oktoberfest pode ser vista a cada passo dentro da festa. Os visitantes encontram desde o prato típico, composto por cuca e linguiça, até opções mais elaboradas feitas com ingredientes encontrados nas mesas dos imigrantes alemães. Porém, mesmo a culinária tradicional sendo o carro-chefe nos pontos de alimentação, uma banca de frutas exóticas vem chamando a atenção de quem circula pelo parque.
Localizada à esquerda da tenda da agricultura familiar, o Vale das Frutas Exóticas tem mais de 30 variedades. Quem passa por lá encontra algumas como pitaya colombiana, pêra-nashi (de origem asiática), tâmara de Israel, atemoia, romã, melancia amarela, maracujá da Índia, damasco e minibergamota. Há opções tradicionais como morango, uva, manga, entre outras.
A venda é feita a quilo e os preços variam de acordo com a fruta escolhida. Oriunda de São Paulo e estreando na Oktoberfest, a banca teve resultados animadores nos dois primeiros períodos de Festa da Alegria. “O pessoal gostou bastante e a tendência é só melhorar”, destacou o dono do espaço, Rodrigo da Silva Menezes.
Outra novidade é dedicada aos amantes de carnes exóticas, que podem se deliciar no Food Truck do Gaúcho e do Gaúcho BBQ, comandados por Tiago Ávila, que juntos oferecem sabores surpreendentes. Hambúrgueres de jacaré, de pato e de cordeiro, além de um irresistível cone de batata com joelho de porco, são apenas algumas das opções para aguçar os sentidos. “Queremos oferecer algo diferente, algo que o público vai lembrar”, explicou Ávila, destacando ainda a famosa picanha feita no telhado, que já virou marca registrada de seu cardápio. Tanto na Tenda das Cervejarias quanto na praça de alimentação, os visitantes podem explorar essas iguarias que unem inovação e tradição.
Uma das proteínas mais saudáveis também é opção na 39ª Oktoberfest. Nas tradicionais casinhas da Vila Típica, a Peixes Regert oferece o que há de melhor em bolinho de tilápia, filé de traíra e um inconfundível pastel de tilápia. A empresa de Santa Cruz do Sul é capitaneada pelo casal Valmor e Fabiane Regert. Enquanto ele se encarrega de pescar, ela comanda a preparação dos produtos, que têm feito sucesso na festa. “Estamos muito felizes. Já viemos em duas Construarte, mas na Oktober é a primeira vez. São muitos elogios aos produtos”, comemorou Fabiane.
As delícias gastronômicas também podem ser encontradas nos 50 pontos de comercialização espalhados pelo parque, como os restaurantes de comida típica (Pavilhão 2 e Bierhaus), Café Colonial (Espaço Assemp), além do prato típico (cuca com linguiça), do bretzel (salgado e doce) e de lanches variados. Nesses locais, há crepe, pastel, xis, churros, pipoca, pizza em fatia, batata frita, hambúrguer, cachorro quente, entrevero, costelão, baguete gourmet, entre outros produtos.