Início Geral Cursos técnicos têm grande procura em Santa Cruz

Cursos técnicos têm grande procura em Santa Cruz

Ana Souza
[email protected]

O mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação profissional. E visando dar oportunidade a concluintes do Ensino Médio, o Governo do Estado vai realizar em Santa Cruz do Sul três cursos técnicos: em Logística, Nutrição Dietética e Hospedagem. Todos são gratuitos.
As inscrições encerraram no dia 31 de outubro e houve uma grande procura pelas vagas. No curso Técnico em Logística foram disponibilizadas 40 vagas e o número de inscritos chegou a 121. No Técnico em Nutrição e Dietética, diurno 20 vagas e noturno, mais 20. O número de inscrições para o diurno chegou a 31 e o noturno em 99. E no Técnico em Hospedagem o número de vagas chegou a 60, sendo 52 inscritos. As vagas serão preenchidas conforme orientação da Secretaria de Educação do Estado, e o começo das aulas está previsto para março de 2013.
A iniciativa tem parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), juntamente com as escolas que sediarão as aulas, a Goiás, Willy Carlos Fröhlich (Polivalente) e Professor Luiz Dourado.
Segundo o titular da 6ª CRE, Valdomiro Luiz da Rocha, é um orgulho fazer parte da implantação destes cursos técnicos em Santa Cruz do Sul. “Temos a certeza de que todos foram cuidadosamente estruturados para desenvolver importantes conhecimentos nas suas áreas específicas: Hotelaria, Logística e Nutrição. São cursos que abrangem todas as ferramentas necessárias para uma atuação eficiente no mercado de trabalho, que é cada vez mais carente de profissionais capacitados e que apresenta uma crescente demanda em todas essas áreas. Temos a certeza de que os cursos alcançarão os padrões de qualidade dos Cursos Federais que há muito tempo já funcionam em nosso país, mas que receberam uma atenção especial, tanto em termos de qualidade quanto de quantidade, somente nesses últimos anos, depois de terem sido deixados de lado por um longo período.”
Rocha também lembra que até o governo Lula tínhamos no Brasil em torno de 150 Escolas Federais. “Atualmente já estamos na casa das 400 Escolas Técnicas e a presidenta Dilma quer chegar a 600. Nesse sentido, o Rio Grande do Sul também precisa avançar, pois é certo que o estado e o país que estiverem melhor servidos de técnicos têm melhores condições de competitividade e, consequentemente, melhores resultados econômicos, em termos de salários, faturamento das empresas, arrecadação tributária.”

Rolf Steinhaus

Dependências da escola Goiás irão contar com aulas do Curso Técnico em Logística

Valdomiro Luiz da Rocha, coordenador regional de Educação

______________________________________

Saiba mais sobre os cursos

• Logística – Escola Estado de Goiás
Perfil Profissional: O técnico em logística é o profissional que desempenha funções em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, atuando em toda cadeia logística. Realiza procedimentos de transporte, planejamento, compra, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição, distribuição de materiais e produtos e controle de estoque, com visão de gestão integrada do processo como também dos sistemas de informação através das tecnologias, visando a satisfação dos clientes. Desenvolve competências básicas voltadas a sua formação humana, como trabalho em equipe, empreendedorismo e liderança implementando procedimentos de qualidade, segurança e higiene no trabalho logístico.
Mercado de Trabalho: O curso Técnico em Logística oferece a oportunidade de qualificação para suprir vagas nas áreas da Indústria, Comércio e Serviços.
Carga Horária: 800 horas
Informações: (51)3711 -2760 ou 85572335

___________________________

• Nutrição e Dietética – Escola Polivalente
Perfil Profissional: O Técnico em Nutrição e Dietética é o profissional empenhado na promoção, prevenção e a recuperação da saúde em busca do bem estar de indivíduos e da coletividade, acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade – higiênico-sanitárias – e segurança no trabalho em todo o processo de produção de refeições e alimentos, sob a supervisão do nutricionista.
Mercado de Trabalho: Indústrias de alimentos, restaurantes industriais e comerciais, cozinhas experimentais, hotéis, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas, Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde, casas geriátricas;
Carga horária: 1200 horas.
Estágio Supervisionado: 400 horas.
Informações: 3711-2186/3715-9077
_____________________________

• Hospedagem – Colégio Luiz Dourado
Perfil Profissional: O profissional é preparado para planejar e organizar atividades rotineiras de hospedagem, atuando junto a hotéis, pousadas, flats, restaurantes e afins. É capacitado para programar e executar eventos, além de executar atividades de gerenciamento e atendimento ao público.
Mercado de Trabalho: Hotéis, flats, navios, restaurantes, pousadas, resorts, eventos.
Carga horária: 900 horas.
Informações: (51) 3713-2509