A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul, realiza nesta semana o terceiro módulo do curso técnico sobre turismo rural.
A programação, que iniciou na terça-feira, 26, inclui palestras e visitas técnicas a empreendedores locais e da região. Pelo interior, o grupo, formado por dez pessoas, visitou os Sítios Pedagógicos da localidade de Rio Pardinho, Pousada Camponesa e Sítio Sete Águas, de Boa Vista, e Pousada Paraíso Linha Nova Soder, de Linha Nova.
Nesta quinta-feira, 28, os participantes visitaram o Hotel Santa Cruz, por se tratar de um dos hotéis mais tradicionais do município, o restaurante Paragem, em Pinheiral, e o Sítio Buraco Fundo, em Vale Verde.
De acordo com a turismóloga da Prefeitura, Silvani Frantz, o curso é para interessados de Santa Cruz do Sul. “O curso é oferecido para pessoas que são empreendedoras e as que pretendem empreender na área do turismo, seja no segmento da gastronomia, hospedagens, entre outros ”, explicou.
O curso, com carga horária de 220 horas, e sem custos para os participantes, é ministrado pela turismóloga Claudiana Y Castro, mestre em Turismo, guia e instrutora do Senar. “São diferentes temáticas que trabalhamos, mas o foco principal é que os empreendedores conheçam o que já existe em termos de empreendimentos rurais e possam trocar experiências”, explicou.
Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos e ser alfabetizado. Embora presencial, o curso segue todas as normas de segurança sanitárias, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscaras, capacidade máxima da sala, uso de álcool em gel, entre outros.
Mais informações sobre este e outros cursos oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com Senar, podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3713 12 88.
O conteúdo é desenvolvido em dez encontros, seguindo as temáticas: 1 – Articulação; 2- Sensibilização; 3 – Identificação e seleção de oportunidades de negócios; 4 – Planejamento e implantação de pousadas e restaurantes rurais; 5 – A acolhida no meio rural; 6 – Roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas; Implantação dos pontos de venda de produtos agroalimentares típicos e de artesanato; 7 – Comandando e organizando a cozinha rural; 8 – Os segredos da boa culinária rural; 9 – O serviço de restaurantes rurais; 10 – Consolidação das ações desenvolvidas.