O currículo é um fator indispensável para quem quer ingressar no mercado de trabalho, seja através de um emprego formal ou de um estágio. Oferecer dicas sobre como elaborar um currículo vitae e a maneira correta de se portar em uma entrevista para estágio foram temas abordados no curso gratuito “Marketing Pessoal”, ministrado na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, em 24 de setembro, dirigido aos estudantes.
A ideia foi uma iniciativa da Agência da Link ABRH/ RS na ACI, com o objetivo de orientar os estudantes e despertá-los para as oportunidades oferecidas pelo estágio. Alexandre Pifer, estagiário de Psicologia na entidade, conduziu o treinamento, com a colaboração de Roberta Souza, da Gehlen Consultoria.
Estúdio Assmann
Estudantes puderam esclarecer dúvidas
O curso teve duas turmas. Na parte da tarde, participaram alunos do ensino médio, técnico e superior e, à noite, somente universitários. “A experiência foi muito positiva, os estudantes interagiram e puderam esclarecer suas dúvidas”, avaliou Alexandre.
Agente LinK ABRH/RS Estágios
Desde abril, a ACI atua como agente da Link ABRH/RS Estágios. Através da captação de currículos, pelo qual não é cobrado, a entidade está formando um grande banco de estagiários que passa a integrar o cadastro geral da Link ABRH/RS no Estado. Podem se cadastrar estudantes do ensino médio, técnico e universitário.
O grande diferencial oferecido às empresas pela Link é a seleção prévia dos estagiários, conforme o perfil da vaga. Esse serviço é opcional e não tem nenhum custo para a empresa que desejar utilizá-lo. Carini Treib, que coordena a agência da Link na ACI, esclarece que essa opção é oferecida à empresa no momento em que solicita o estagiário. “Há uma grande aceitação, pois isso facilita muito a escolha do melhor candidato para a empresa”, argumenta a coordenadora.
Estúdio Assmann
Roberta e Alexandre, experiência positiva
Bom para todos
Encontrar profissionais prontos para atender as necessidades de contratação das empresas está cada vez mais difícil, segundo os especialistas em recrutamento e seleção de pessoal. É nesse contexto que o estágio vem ganhando força como um instrumento para identificar potenciais “talentos”. A partir desta experiência, a empresa pode decidir contratar o estagiário e investir na sua formação.
Já para os estudantes, o estágio é uma valiosa oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, pela conciliação do aprendizado teórico à prática, e uma chance de ingressar no mercado de trabalho.
Saiba mais
As empresas interessadas em se conveniar à Link para contratar estagiários podem solicitar uma visita da agente local, (Carini Treib) pelo fone (51) 3713-1400 ou pelo e-mail estagios@aci-scs.org.br Os currículos também devem ser enviados para a ACI, para este mesmo e-mail.