Everson Boeck
[email protected]
O Projeto Pedagógico do Curso de Medicina (PPC) é resultado de um processo permanente de reflexões e discussões, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, com um sentido explícito e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, isto é, um compromisso definido coletivamente e democraticamente, aprovado pelo Colegiado de Curso.
Durante décadas todos os cursos médicos, em geral, guardaram e aplicaram a mesma matriz curricular e os mesmos métodos de ensino, sob o pressuposto do resguardo da formação científica. Mas os cursos médicos não devem ser todos iguais, sobretudo quando confrontados com as necessidades e carências sanitárias e sociais das regiões onde se inserem.
Dessa maneira, a Universidade de Santa Cruz (Unisc) coloca-se como sujeito político no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a qualificação de recursos humanos que possam atuar a partir de suas demandas. O curso de graduação em Medicina, aqui apresentado, se propõe a dar atenção prioritária aos serviços onde, em caráter interdisciplinar e multiprofissional, se mesclam às ações de saúde que extrapolam aquelas convencionalmente restritas a um curso isolado.
A Unisc, tendo como diretriz a formação do graduado em Medicina integrado nos diferentes programas do sistema de saúde brasileiro, adota uma organização curricular que permite a inserção no Sistema Único de Saúde (SUS), desde os primeiros semestres, até o momento do Internato. Além disso, as possibilidades da aprendizagem baseada em problemas e de discussões interdisciplinares auxiliam no alcance do perfil desejado pela Instituição.
Para efetivar seus propósitos de formação, o curso conta com um corpo docente qualificado e conhecedor do perfil epidemiológico da região. Além disso, dispõe de uma excelente infraestrutura que inclui o Hospital Santa Cruz (maior hospital geral da região, com mais de cem anos de atuação), a Unidade de Atendimento Ambulatorial, as Unidades Básicas de Saúde e instituições assistenciais de Santa Cruz do Sul e região.
No que se refere especificamente a atividades práticas e Internato, o Curso de Medicina da Unisc mantém convênio com hospitais de Porto Alegre e das principais cidades gaúchas.
CARACTERÍSTICAS
Mercado – O profissional egresso do Curso de Medicina tem a possibilidade de atuação nos seguintes campos: Estratégias de Saúde da Família e Comunidade, Unidades Básicas de Saúde, Hospitais, Clínicas e Ambulatórios, Consultório Médico próprio, Órgãos Governamentais, Auditorias e Perícias, Centros de Pesquisas, Universidades e Escolas.
Perfil do profissional – No perfil do concluinte, as competências e habilidades são, basicamente, aquelas determinadas pelas Diretrizes Curriculares homologadas pelo Conselho Nacional de Educação (Resolução CNE/CES N° 4, de 7 de Novembro de 2001). O Curso de Medicina pretende formar o profissional com uma visão geral e numa perspectiva integral, por meio de uma práxis interdisciplinar em diferentes níveis, capacitando-o nas áreas básicas (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva), a partir de situações de atuação nos diferentes cenários de atenção à saúde.
Divulgação/Unisc
Excelente infraestrutura do Curso qualifica e capacita os acadêmicos para o mercado de trabalho
_______________________________
Palavra da coordenadora
A professora Doutora Susana Fabíola Mueller, coordenadora do Curso de Medicina da Unisc, é formada pela Universidade Católica de Pelotas (Ucepel). Possui residência em cirurgia geral e cirurgia plástica, mestrado em técnica operatória na UNIFESP; doutorado em bases gerais de cirurgia na UNESP.
Susana explica que o curso está inserido na comunidade através de diversos serviços prestados. “O curso de Medicina tem convênio com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, colocando a disposição da população mais de 30 especialidades médicas no ambulatório da Unidade Acadêmica Ambulatorial da Unisc, anexo ao Hospital Santa Cruz, onde atendemos em torno de 1200 consultas/mês. Também estamos inseridos em Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município atendendo a população”, informa.
Para a coordenadora, a escolha pela profissão exige dedicação e comprometimento. “Cursar medicina é uma opção a longo prazo, pois temos desde o seu concorrido vestibular, graduação e a realização de uma especialização em uma residência médica, o que pode levar em torno de 11 anos de estudo. E com certeza levará um comprometimento, muitas vezes em tempo integral, com seus pacientes por toda a vida”, sinaliza.
Arquivo Pessoal
Professora Doutora Susana Fabíola Mueller, coordenadora do Curso de Medicina da Unisc