Início Geral Cultura: Cinema e televisão em destaque

Cultura: Cinema e televisão em destaque

Alyne Motta
[email protected]

Divulgação/RJ

Até dia 21 de junho, extensa programação oferece cultura e informação aos santa-cruzenses

Na noite de terça-feira, 11 de junho, o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizaram, no Teatro Espaço Camarim, a abertura da 1ª Mostra Sesc/Unisc de Cinema e Televisão, que segue até o dia 21 de junho, no município.
De acordo com a gerente do Sesc de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira, a mostra vem para disponibilizar espaço para as produções estudantis e para trazer cultura cinematográfica para o município. “A mostra Tati por Inteiro já estava prevista e decidimos firmar esta parceria com a Unisc”, revela.
Durante 10 dias haverá exibições do cinema francês, com Jacques Tati, precursor da comédia, bem como o terror desenvolvido pro Vincent Price. “Vamos trazer o cinema com uma linguagem mais popularizada”, acrescentou Roberta Pereira ao abrir a Mostra.

Alyne Motta

Solenidade de abertura foi realizada no Espaço Camarim

Para o coordenador do Núcleo de Arte e Cultura da Unisc, Luiz Augusto Costa a Campis, esta parceria deverá ser fortalecida e ampliada. “O evento é mais que um trabalho didático, que é apresentado em sala de aula. É uma oportunidade para debates de qualidade entre a população”, explicou o professor Campis.
Já para o professor Demétrio de Azeredo Soster, coordenador do curso de Comunicação Social da Unisc, a Mostra serve para projetar o trabalho desenvolvido pelos alunos do curso. “A produção só ganha significado quando vai pra tela. Aqui é esta oportunidade”, revelou o professor.

BATE-PAPO
Para marcar o início das atividades, ocorreu um bate-papo com Luiz Alberto Cassol, presidente do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e diretor da Cinemateca Paulo Amorim, e do professor Caco Baptista, que por muitos anos esteve a frente da Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul.
Na ocasião, o professor Caco fez uma breve apresentação da Associação, no qual presidiu por diversos anos. “Quis mostrar os Amigos do Cinema como uma coisa legal que é. Tem gente nova tomando a frente e tenho certeza de que não vai parar por ai”, comentou.

Alyne Motta

O bate-papo entre Luiz Alberto Cassol e Caco Baptista

Também continuando na onda do cineclubismo, o diretor Luiz Alberto Cassol contou suas experiências a frente da Cinemateca Paulo Amorim e do Iecine. Segundo ele, os cineclubes são uma ótima oportunidade para expor trabalhos locais, os quais não tem espaço nos cinemas comerciais.
A programação da 1ª Mostra Sesc/Unisc de Cinema e Televisão segue até o dia 21 de junho, com exibições diárias e entrada franca. Haverá também oficinas e debates, como com o escritor e diretor de cinema, Tabajara Ruas e o diretor de novelas, Frederico Bonani.

PROGRAMAÇÃO QUINTA/SEXTA

13/06 – 19h30 – Teatro Espaço Camarim (Marechal Floriano, 332)
Exibição do Programa Laboratório – realização da Unisc TV
– Episódio 2 – “Eletrônica Lau, de Decio Lau, desde 1955”, documentário, direção de Fabio Goulart (duração 25’)
Mostra Tati por inteiro: “Tempo de diversão” (duração 114’)

14/06 – 19h30 – Teatro Espaço Camarim (Marechal Floriano, 332)
Exibição do Programa Laboratório – realização da Unisc TV
– Episódio 3 – “Passado Presente”, curta de ficção, Realização de Carine Immig, Estela Costa Pilz e Natália de Rissi (duração 25’)
Mostra Tati por inteiro: “As férias do Sr. Hulot” (duração 74’)