Aos 93 anos, a aposentada Almeri Alves de Borba aguarda a chegada da médica em sua casa , acomodada no sofá da sala em uma tarde de quinta-feira. Com dificuldade para se locomover, ela não tem condições de ir até a unidade de saúde mais próxima para as consultas periódicas. “É muito bom para nós que a doutora venha até aqui. Minha mãe tem dificuldade para caminhar, seria muito complicado levar ela até o posto, é muito difícil para ela”, conta a filha, Beatriz.
Visitas domiciliares a pacientes é uma das ações que o Programa Rede Bem Cuidar, desenvolvido pelo Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS), oferece. No caso de dona Almeri, é a médica Graziela Melz, que atua na ESF Faxinal, que periodicamente a atende em sua residência.
Em Santa Cruz do Sul, a unidade de saúde do Bairro Faxinal Menino Deus foi a escolhida pela Secretaria Municipal de Saúde para executar o programa, que contempla uma unidade por município. “Escolhemos esta unidade de saúde pelos critérios de localização, de número de usuários e por oferecer uma estrutura adequada para o sucesso do programa”, diz a secretária de Saúde, Daniela Dumke. Ainda de acordo com ela, só em 2022, foram realizadas mais de 4.700 atendimentos, atingindo 1.800 pacientes.
Além de uma médica de saúde da família, a ESF, através do Rede Bem Cuidar, também dispõe de profissionais das áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia, enfermagem e técnica de enfermagem, conforme explica o gestor do programa no município, psicólogo Marcelo Augusto Ferreira. “É um projeto de qualificação da atenção primária, então todos os profissionais desta unidade de saúde fazem parte do Rede Bem Cuidar. Inclusive, no próximo ciclo do programa teremos também uma terapeuta ocupacional”, explica.
“Eles me cuidam muito bem aqui”
Quem aprova o atendimento pela Rede Bem Cuidar é a aposentada Lenir Maria Hoelz, de 65 anos. Com problemas de diabetes, ela é atendida periodicamente com a nutricionista. “Ela me deu uma dieta, não posso comer muito sal nem açúcar e comecei a me cuidar mais na alimentação. Estou comendo mais verdura e menos carne com gordura, graças a Deus perdi peso e me sinto bem melhor”, disse.
Assim como dona Lenir, o senhor Honílcio de Oliveira, de 85 anos, também participa dos projetos oferecidos pelo Rede bem Cuidar. Nas terças e quintas-feiras, os dois fazem atividade física na ESF Faxinal. “Eu faço exercício toda semana e me ajuda muito. Minha saúde é boa, ainda consigo cortar grama, faço poda em árvores e até ando de bicicleta”, conta Oliveira.
Aos 67 anos e com problemas de obesidade, o aposentado Nildo Pereira, que sofre de diabetes, não falta aos encontros e segue à risca o que é recomendado pela médica da ESF. “Cada três meses ela sempre me manda fazer exames. Agora estou me sentindo bem melhor. Eles me cuidam muito bem aqui”, relatou.
Selo Prata
Foi com a oferta desses serviços que a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz conquistou o Selo Prata ESF Amiga do Idoso, dentro do Programa Rede Bem Cuidar, avançando mais uma etapa, já que em 2022 havia conquistado o Selo Bronze, comprovando uma atenção acolhedora, eficiente e humanizada aos usuários idosos. Nesta semana, o governador Eduardo Leite, por ocasião da 21ª Expoagro, entregou a certificação de reconhecimento aos profissionais que atuam na ESF Faxinal. A secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, também prestigiou o ato, assim como a prefeita Helena Hermany e a secretária de Saúde, Daniela Dumke.
Pela conquista, a prefeita elogiou a atuação das equipes no programa Rede Bem Cuidar. “Santa Cruz é referência no Estado em vários aspectos. Fico feliz que agora recebemos mais este reconhecimento, pois reflete todo nosso trabalho de promoção e prevenção á saúde que realizamos com a pessoa idosa, proporcionando qualidade de vida e envelhecimento saudável”, disse.