Ana Souza
[email protected]
Um grande evento religioso acontecerá em Santa Cruz do Sul. A partir das 17h do dia 14, ocorrerá a chegada da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude à Diocese de Santa Cruz, a acolhida será no Seminário São João Batista, em Linha Santa Cruz, momento em que Dom Canísio Klaus irá proceder à benção de envio às cidades da região. Na quinta-feira, 15, os símbolos passam por Santa Cruz do Sul sendo recebidos com uma grande festa na Praça Getúlio Vargas, a partir das 9h.
Ainda na quarta-feira, às 18h30min os símbolos serão acolhidos no pórtico de entrada da cidade de Venâncio Aires pelo Corpo de Bombeiros, de onde serão levados até da Igreja São Sebastião Mártir onde haverá várias manifestações de fé e animação da Banda Maquinados. Às 21 horas a Cruz será levada à cidade de Lajeado, onde está sendo preparado o Evangelizashow em frente à Igreja Santo Inácio. Várias coreografias estão sendo preparadas para este momento.
A partir da uma hora da madrugada do dia 15, a cruz estará em Encantado, onde será realizada uma procissão luminosa seguida de vigília dos jovens até às 5 horas da manhã. Às 7 horas a Cruz e o ícone de Maria estarão sendo recebidos na Igreja do Rosário de Rio Pardo, de onde sairão em procissão pelas principais ruas da cidade às 8 horas, fazendo uma parada na frente da Escola Ernesto Alves, onde haverá uma apresentação das Bandas Marciais de Rio Pardo.
Às 10 horas acontece o grande evento diocesano, com a chegada da Cruz e do ícone mariano na praça Getúlio Vargas de Santa Cruz do Sul, onde haverá missa presidida por Dom Canísio Klaus, seguida da apresentação de várias bandas, com destaque para a Banda Hava de Caxias do Sul. O evento também contará com mateada, shows musicais e apresentações artísticas; show com talentos locais e banda; às 14h será feita a benção de envio da Cruz e do Ícone Mariano, que irão peregrinar pela fronteira, na Diocese de Uruguaiana. Às 15h subirá ao palco a Banda Hava de Caxias do Sul, com rock missionário, que tem 11 anos de estrada e dois álbuns gravados, o primeiro Pare Pra Pensar lançado em 2003; e Para o Mundo Ouvir, em 2006, sendo que prometem novidades ainda para este ano.e às 17h, encerramento.
A ACOLHIDA
Acolhida com festa por mais de 100 mil jovens em São Paulo, dia 18 de setembro de 2011, a Cruz Peregrina enviada pelo papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude (2013) está realizando sua trajetória missionária no Brasil. A cruz, acompanhada do ícone de Nossa Senhora, percorrerá as dioceses de todos os estados brasileiros até chegar ao Rio de Janeiro em 2013, cidade sede da Jornada Mundial da Juventude. A Cruz Peregrina foi oferecida pelo papa João Paulo II aos jovens em 1985. Desde então, ela se tornou símbolo da Jornada Mundial da Juventude.
Em 2003 ganhou a companhia do ícone com a imagem da Virgem Maria. Em 1992 jovens norte-americanos receberam a cruz peregrina de jovens poloneses, dando início a uma tradição. Jovens do país que sediou a Jornada Mundial da Juventude entregam a cruz aos jovens do país que sediará a próxima edição do evento. Vinda da Espanha, a chegada da Cruz Peregrina ao Brasil marca os preparativos do grande encontro que vai reunir o papa Bento XVI e os jovens de todo o mundo no Rio de Janeiro, em 2013.
BOTÉ FÉ DIOCESANO
O grande evento do Bote Fé de Santa Cruz do Sul que acontece na Praça Getúlio Vargas, em frente a Catedral São João batista, estará preparado para atender as necessidades do público. Ao logo do dia haverá barracas para alimentação e distribuição de erva-mate para a roda do chimarrão.
O evento tem o objetivo de preparar os jovens para a JMJ, difundir a evangelização e divulgar as inúmeras expressões juvenis espalhas pela diocese. Assim, todos os jovens são chamados a celebrar a vida. Haverá várias atrações no dia do evento, com espaço para os jovens mostrarem seus talentos.
Fotos: Divulgação/RJ
Evento mundial da Juventude Católica trará a Cruz Peregrina e o Ícone Mariano ao município na quinta-feira, 15
Padre Alfonso Antoni, Padre Recieri Concolato, Padre José Renato, a articuladora do Setor da Juventude, Valéria Fischer,
Dom Sinésio Bohn e Dom Canísio Klaus com a Cruz Peregrina
Registro da acolhida dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no
Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no dia 31 de outubro na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre