O projeto “Lugar de autista é em todo lugar”, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (Sedesp), vai proporcionar a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) contato com uma nova modalidade esportiva. Duas ações ligadas ao basquete serão desenvolvidas durante a próxima semana.
A primeira é uma oficina sobre o esporte, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 24, às 18h, no clube União Corinthians, parceiro da iniciativa. As inscrições gratuitas estão abertas até quarta-feira, 22, no link https://forms.gle/dpAWBhji7DJddNZZ7. O trabalho será coordenado por Guilherme Teichmann e Athos Calderaro, respectivamente atleta e treinador da equipe do clube, e ambos pais de autistas. A oficina terá cerca de uma hora de duração e as vagas são limitadas.
A segunda atividade garantirá presença gratuita de 15 crianças autistas e seus responsáveis em uma partida de basquete profissional. E será um grande confronto: Brasil e Estados Unidos se enfrentarão no domingo, 26, às 21h10min, no Ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz – Arnão.
A partida, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de basquete adulto masculino, marcará a inauguração da ala para autistas no ginásio. No local, as pessoas com autismo contarão com abafadores de ruído e lugares fixos e reservados e ingressos sem custo. “Será uma atividade de integração e inclusão, aproximando as crianças autistas e seus responsáveis desta modalidade esportiva”, avalia o diretor de Esportes da Sedesp, Guilherme Eich.