Início Geral Creas promove ações contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e...

Creas promove ações contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

EVERSON BOECK
[email protected]

Alertar a comunidade sobre a necessidade de fazer denúncias. Este é o principal objetivo das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado amanhã dia 18 de maio. A iniciativa é da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, sob a coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A abertura do evento aconteceu na terça-feira, 15, na sala 108 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com uma Mesa Redonda que reuniu diversas autoridades das áreas social, jurídica e de saúde do município. Entre os debatedores estavam o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, José Osmar Ipê da Silva; Juíza Daniela Ferrari Signor, titular da Vara da Infância e Juventude; Promotora de Justiça Danieli de Cássia Coelho; Delegada de Polícia Lisandra de Castro de Carvalho, da DPCA; Conselheiro Tutelar Jorge Severino; responsável pelo Setor de Ginecologia da Secretaria Municipal da Saúde Thais Wartchow e a psicóloga do Creas, Simone Fanfa.
Segundo a coordenadora do Creas, Marilene Alves da Conceição, as ações da semana também têm como finalidade informar para vários públicos como funcionam os procedimentos de denúncias. “Estamos informando para a comunidade juntamente com os órgãos parceiros, sobre a importância da denúncia para a proteção da pessoa. Somente nos casos de abuso sexual referentes ao mês de abril foram registrados, de 0 a 12 anos, 10 meninos e 30 meninas; e de 13 a 17 anos, 1 menino e 17 meninas; isso sem contar outros tipos de violência”, alerta.
Ao final do evento, Marilene Alves da Conceição lançou o desafio da construção coletiva do Plano Municipal de Enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Cada autoridade presente falou sobre seu trabalho na luta contra a exploração, maus tratos, violência e abuso contra crianças ou adolescentes, enfocando, além da temática, o assunto fluxo de atendimento na rede sócio-assistencial.
Na quarta-feira foram realizadas pedagógicas e apresentações culturais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Cruz do Sul. Com o apoio de prendas e peões da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS), as tarefas envolveram crianças e adolescentes dos bairros abrangidos pelos referidos CRAS onde foram desenvolvidos jogos lúdicos, além da encenação da lenda do Negrinho do Pastoreio.
Hoje, durante todo o dia, haverá distribuição de panfletos e folders da campanha em toda a cidade, especialmente na região central. O evento culmina amanhã, dia 18, com a Gincana Pedagógica. Segundo a pedagoga do Creas, Claudia Virgínia Hirsch Kopp, e a assistente social do Creas, Emília Fabiana Rasquinha, a atividade envolve alunos de 5ª a 8ª série de oito escolas da rede de ensino de Santa Cruz do Sul: Harmonia, Guilherme Hildebrand, Frederico Assmann, Santuário, Bom Jesus, Alfredo José Kliemann, Felix Hoppe e Bruno Agnes. As atividades serão realizadas no Ginásio da Vila Schulz, às 13h30, com abertura da Banda do 7º BIB e se estenderão até às 16h30.

ENTENDA MELHOR

O Creas integra a Proteção Social Especial e atua em situações de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, abuso sexual, exploração infantil; negligências; uso de substâncias psicoativas, aplicação de medidas socioeducativas e diversas situações de rua, de trabalho infantil e violação de direitos. É formado por equipe multiprofissional que tem um papel fundamental no processo de inclusão e fortalecimento dos vínculos familiares.
O respeito aos direitos sexuais de crianças e adolescentes é um ideal a ser alcançado no Brasil. Por essa razão, o Creas de Santa Cruz do Sul mobiliza toda a sociedade na semana que antecede ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O objetivo do Creas é esclarecer e orientar a sociedade sobre o assunto, bem como provocar um comportamento diferenciado na comunidade para que os casos sejam denunciados aos órgãos competentes.

ATAÍDES DE SOUZA

Autoridades da área social e jurídica participaram de debate promovido pelo Creas

EVERSON BOECK

Tarefas envolveram crianças e adolescentes dos bairros abrangidos pelos
referidos CRAS, onde foram desenvolvidos jogos lúdicos como encenação
da lenda do Negrinho do Pastoreio