Início Política CPI da Energia Elétrica será aberta na Assembleia Legislativa

CPI da Energia Elétrica será aberta na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Lucas Redecker conseguiu assinaturas suficientes para a abertura da CPI da energia elétrica na Assembleia Legislativa, na tarde da terça-feira, 11 de fevereiro. O parlamentar recolheu 23 assinaturas (conforme o Regimento Interno da Assembleia Legislativa são necessárias um mínimo de 19 assinaturas) para a abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
Assinaram o documento deputados do PSDB, PMDB, PP, DEM, PTB, PPS, SDD e PSB. Redecker disse que vai aguardar até o final da semana a posição das demais bancadas e que espera a adesão de mais deputados. Uma cópia do requerimento foi entregue também para o líder do governo, deputado Valdeci Oliveira.
Para Redecker, os problemas ocasionados pelo calor e os temporais nos últimos dias, além das constantes reclamações em relação ao abastecimento no interior do Estado, o recente apagão e a investigação quanto ao cumprimento de cláusulas contratuais por parte das empresas, são motivos mais que suficientes para a abertura da CPI. “O serviço das concessionárias é eficiente quando se trata de cortar a energia do cidadão com débito. Mas quem vai ressarcir o cidadão e as empresas que há dias estão sem luz e com prejuízos incalculáveis”, questionou Redecker.
A CPI, entende Redecker, deverá, entre outros, avaliar a situação da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), sobre a qual recaem muitas reclamações. “Não é de hoje que a população se queixa dos serviços prestados pela companhia. A CPI será a oportunidade para detalharmos os investimentos da empresa, bem como buscar alternativas para torná-la mais ágil e eficiente”.

Divulgação/Deputado Lucas Redecker

Bancadas do PSDB, PMDB, PP, DEM, PTB, PPS, SDD e PSB posicionaram-se favoráveis à situação

Fornecimento de energia em debate

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa promoverá, na próxima terça, 18 de fevereiro, em Porto Alegre, uma audiência pública para debater o fornecimento de energia no Estado. Conforme o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que é membro titular da Comissão de Assuntos Municipais, a atividade deverá contar com a presença de representantes de todas as concessionárias de energia que atuam no Rio Grande do Sul, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Agência Reguladora do Rio Grande do Sul (Agergs), do Procon/RS, do Ministério Público e do governo do Estado.
O deputado Valdeci já conversou com o presidente da CEEE, Gerson Carrion, que confirmou presença na audiência. Ele espera a mesma postura das demais concessionárias. “A questão da energia interessa a todas as regiões e o Parlamento Gaúcho está mobilizado sobre o tema.Queremos ouvir as concessionárias e os órgãos de fiscalização e cobrar providências ante os problemas registrados no abastecimento”, afirmou.
A audiência pública sobre o fornecimento de energia será realizada no Plenarinho do Parlamento Gaúcho, situado no 3º andar do Palácio Farroupilha.