Início Geral Cpers realiza ato contra calendário de retorno das aulas

Cpers realiza ato contra calendário de retorno das aulas

Ato simbólico, realizado sem aglomeração, fazendo o uso de máscara e respeitando as medidas de segurança, contou com cartazes de “Escolas fechadas, vidas preservadas” – Foto Divulgação

Na manhã de quarta-feira, 19 de agosto, o 18º Núcleo do Cpers/Sindicato realizou um ato simbólico nas cidades de Rio Pardo e Venâncio Aires contra o calendário de retorno das aulas presenciais proposto pelo governador Eduardo Leite (PSDB). O ato simbólico, realizado sem aglomeração, fazendo o uso de máscara e respeitando as medidas de segurança, contou com cartazes de “Escolas fechadas, vidas preservadas”, chamando a atenção do público.

O Governo do Estado propõe a retomada das aulas presenciais para o dia 31 de agosto, nas redes pública e privada, iniciando com o Ensino Fundamental. Em pesquisa recente realizada pela Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) com 442 prefeitos do Rio Grande do Sul, 94% deles não concordam com a retomada das aulas prevista para o dia 31 de agosto.

O 18º Núcleo – Cpers/Sindicato reitera que a orientação de retomada das aulas busca terceirizar a responsabilidade do Estado, transferindo ela para os trabalhadores. Além da questão da segurança, de impedir a disseminação do vírus, muitas escolas não possuem infraestrutura para esse regresso, como falta de espaço físico, capacitação e recursos financeiros para se adequar à nova realidade.