Início Especiais CPERS – Elbe Belardinelli e Miriam Neumann vão integrar Conselho Geral

CPERS – Elbe Belardinelli e Miriam Neumann vão integrar Conselho Geral

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Na última quarta-feira, dia 13 de junho, os associados do CPERS/Sindicato conheceram os seus novos representantes dos aposentados regionais, estaduais e 1 por mil. A votação aconteceu durante toda a terça-feira, dia 12, com urnas fixas e volantes em todas as escolas da região. Na região, foram eleitos o professor Elbe Belardinelli e a professora Miriam Neumann Trindade. 
Ambos integrarão agora o Conselho Geral da entidade, representando o 18º núcleo que tem sua sede em Santa Cruz do Sul. Elbe pertencia a Chapa 2 (CPERS Unido e Forte) e Miriam integrava a Chapa 3 (Unid@s para Lutar!). A eleição deles aconteceu pela proporcionalidade. 65% dos votos (584) foram ao professor Elbe e 28% dos votos (254) à Miriam, que ficou então com a segunda vaga de representação. 
Para a representação dos aposentados do 18º núcleo, a única chapa (Chapa 2 – CPERS Unido e Forte), foi eleita com 88% dos votos favoráveis. Já para a representação estadual dos aposentados, também foi eleita a Chapa 2, com 62% dos votos.

A PALAVRA DE ELBE BELARDINELLI


Riovale Jornal: Como tu recebeu o resultado das eleições?
Elbe Belardinell: Estávamos confiantes, porém, não imaginavamos que poderia chegar a quase 70% dos votos. Foi uma expressão da confiança e do apoio que a categoria tem com a nossa gestão e com o nosso projeto para o núcleo regional do CPERS.

Riovale: Vocês vão representar o 18º núcleo no Conselho Geral, correto? Quais são as tuas expectativas? Quais as principais demandas daqui que serão levadas?
Elbe: O conselho geral do CPERS é a principal instância do nosso sindicato. Lá são definidas as pautas e a política do CPERS. Nesse sentido, é uma baita responsabilidade representar nossa categoria em Porto Alegre. Sobre as demandas, penso que o mais importante é seguir fazendo o trabalho que fazemos nas escolas, intensificar. Outra delas é servir como um elo entre o conselho e o chão da escola e poder avançar na democratização do nosso sindicato. O sindicato somos todos. Somente com a participação de todos que podemos resistir a todos os ataques do governo Sartori ou outro governador que virá.

Riovale: Tua chapa também foi eleita para representar os aposentados. Quais os principais problemas enfrentados por eles hoje? É o que é possível fazer por eles, para resolver essas questões?
Elbe: Nossos aposentados são imprescindíveis para nossa luta e mantemos aqui no núcleo um coletivo de aposentados que não só nos representam como estão conosco na luta direta. Mas ao mesmo tempo vamos avançar com espaços alternativos de estudos e de cultura. Exemplo é o cine do CPERS e saraus de literatura. Espaços onde as pessoas possam se divertir, socializar e se organizar politicamente para seguir a nossa luta que é pela educação pública, gratuita e de qualidade

Ana Kuphal, representante das aposentadas, Cira Kaufmann, diretora geral do 18¼ Nœcleo, e Elbe Belardinelli, um dos eleitos como representante no Conselho Geral

CONFIRA OS RESULTADOS


Representantes 1 por mil
Total de votos: 891
Chapa 2 – CPERS Unido e Forte: 584 votos
Chapa 3 – Lutar Sempre: 254 votos
Brancos: 35
Nulos: 18

Representantes aposentados 18º núcleo:
Total de votos: 891
Chapa 2 – CPERS Unido e Forte: 796 votos
Brancos: 86
Nulos: 9

Representantes aposentados estaduais:
Total de votos: 893
Chapa 1 – A categoria em primeiro lugar. Fortalecendo os (as) aposentados (as): 77 votos
Chapa 2 – CPERS Unido e Forte: 575 votos
Chapa 3 – Unid@s pra lutar!: 160 votos
Brancos: 62
Nulos: 19 

Vota‹o aconteceu na tera-feira, dia 12