Ana Souza
[email protected]
A alegria das crianças tomou conta da sede do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum na tarde de sábado, 28. Dirigida pelo Babalorixá Antônio d’Ogum, foi realizada a tradicional festa em homenagem a Cosme, Damião e Doúm. Também ocorreram sessão mediúnica e bênçãos das entidades aos presentes.
Localizado na Rua Cambará, no Jardim Esmeralda, o templo recebeu cerca de 200 crianças vindas de bairros carentes de Santa Cruz do Sul. Os pequenos foram recebidos com uma farta mesa de doces e guloseimas, sob proteção dos santos gêmeos, Cosme e Damião que são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Por causa da simplicidade e da inocência também são lembrados como protetores das crianças.
Característica marcante na Umbanda e no Candomblé, junto às imagens dos santos católicos São Cosme e São Damião aparece uma criancinha vestida igual a eles. Chamada de Doúm ou Idowu, personifica as crianças com até sete anos, sendo protetor destas.
Conhecidos na Umbanda como Orixá Ibeji ou os Erês, Cosme e Damião são Orixás que comandam a legião das crianças, simbolizam a paz, a caridade e a saúde. A vida dos santos gêmeos, assim como os outros santos, traz lendas misturadas à história real. O culto à eles é muito antigo e dados históricos mostram que já eram praticados desde o século 5, relatando a existência, em algumas igrejas, de um óleo santo com nome de Cosme e Damião e que traziam o poder de dar filhos a mulheres estéreis e curar doenças.
Fotos: Ana Souza
Imagem de Cosme, Damião e Doúm: protetores das crianças
Crianças foram recebidas com uma farta mesa de doces