EVERSON BOECK
[email protected]
Depois de mais de três anos e meio, a polêmica licitação pelos serviços de água e saneamento de Santa Cruz do Sul chegou ao fim. Ontem pela manhã a prefeita Kelly Moraes reuniu secretários e vereadores para anunciar como vencedora a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Segundo o Procurador-Geral, Luciano Almeida, a abertura dos envelopes de preço foi o fator decisivo na reta final da concorrência. “As duas empresas vinham empatadas, pois acataram a todas as exigências do edital, porém a Corsan foi quem apresentou a melhor proposta de preço para Santa Cruz (taxas com 16% a menos do que o valor atual) e foi aí onde ela ganhou”, garante Almeida.
Conforme a prefeita Kelly Moraes, Santa Cruz do Sul terá a menor taxa em todo o Estado cobrada pela Corsan. “A empresa vai deixar de arrecadar mais de R$ 500 mil por mês e isso é economia para o bolso da população. Eu prometi isso quando assumi meu mandato e cumpri”, esclarece Moraes.
O próximo passo agora é aguardar o prazo de cinco dias úteis para possível entrada de recurso por parte da empresa adversária, neste caso a carioca Águas do Brasil. Depois disso, a Corsan será notificada e deverá realizar a assinatura do contrato em até 60 dias. “Mesmo que a empresa que não ganhou entre com recurso, dificilmente ele será aprovado porque o edital está muito claro. Esperamos, no entanto, que a Corsan tenha a mesma agilidade agora para a assinatura do contrato”, disse o Procurador-Geral.
A partir da assinatura a Corsan deve pagar uma outorga no valor de R$ 13 milhões em oito vezes, sendo a primeira parcela em 15 dias após a assinatura.
ROLF STEINHAUS
Kelly Moraes e o vice, Luiz Augusto Costa a Campis, comemoraram com
o secretariado e vereadores a conclusão da concorrência pública
DESABAFO DA PREFEITA
Em seu pronunciamento, Kelly Moraes disse, emocionada, que “perdeu a eleição por ter dito a verdade”, mas está feliz em entregar o mandato com uma das suas promessas mais importantes cumpridas. “Fui aplaudida na tribuna quando assumi este compromisso há quase quatro anos atrás e recentemente fui mal interpretada e acusada de querer vender nossa água – o que é impossível. Ironicamente foi a Corsan que venceu a licitação. Deixo o governo de cabeça erguida por mais uma vez ter cumprido com minha palavra que é fazer o melhor pela população”, desabafou Kelly.
Kelly também lembrou o trabalho da Agência Reguladora de Serviços Concedidos ou Permitidos de Santa Cruz do Sul (Agersant). “Durante os próximos governos a Agência vai ter um papel fundamental de monitoramento e é para isto que ela foi criada. Tudo o que a comunidade quer e merece em termos de preço, investimento e qualidade está no edital. A população terá ferramentas para cobrar o que eventualmente não for cumprido. Fui injustamente acusada, mas a verdade sempre vem à tona. Este momento comprova que estávamos fazendo o melhor por Santa Cruz”, sinaliza.
ROLF STEINHAUS
“Fui mal interpretada e acusada de querer vender
nossa água – o que é impossível”
CORSAN COMEMORA A VITÓRIA
A assessoria de imprensa da Corsan informou ao Riovale Jornal ontem à tarde que a empresa está aguardando a publicação formal do edital e, a partir disso, aguardará o pagamento da indenização patrimonial por parte do Município para depois realizar a assinatura do contrato.
A estatal, que opera os serviços de saneamento em 325 municípios do Rio Grande do Sul, está comemorando a vitória, pois é a primeira vez no Brasil que uma empresa pública ganha este tipo de licitação.
ARQUIVO RJ
Corsan deverá operar os serviços de água e sanemanto em Santa Cruz
do Sul por mais 30 anos, segundo contrato