Início Esportes Corrida de Aventura: Santa-cruzenses conquistam o vice no certame estadual

Corrida de Aventura: Santa-cruzenses conquistam o vice no certame estadual

Nos dias 12 e 13 deste mês foi realizada a última etapa do Campeonato Estadual de Corrida de Aventura, em Igrejinha, o Desafio Oktoberaventura. A única equipe de Santa Cruz, composta por Sandra Eisenhardt e Miguel Lawisch, esteve na disputa desta etapa que tinha provas em dois dias. Sexta-feira, feriado, foi disputada a prova de 12 km a pé, percorrendo trilhas, estradas e caminhos de terra, pelas encostas e matas perto da cidade, percurso muito difícil pelo relevo muito acidentado, largada a 30m em nível do mar, subindo a 300m. Munidos do mapa (entregue pela organização), a busca dos cinco PCs com ajuda da bússola para orientar-se, mochila com hidratação e alimentação e 1º socorros. 
Foram 1h 43min 25 seg de muito esforço devido às dificuldades do terreno e a localização dos PCs. A equipe chegou em 4º lugar, posição não muito boa para a disputa, mas agora era um bom banho e descanso para outro dia melhorar. Sábado, às 7h30min a entrega do mapa e 8h a largada para 50 km de prova que tinha percurso a pé e MTB (bicicleta) na busca de nove PCs (Posto de Controle) e seis ATs (Área de Transição).

Divulgação/RJ


Miguel Lawisch e Sandra Eisenhardt conquistaram o segundo lugar no Estadual

 

A largada da cidade foi de MTB, após o PC1 subida direto ao AT1 a 400m, a busca de três PCs a pé por estradas e trilhas do gasoduto que passa pela região, com relevo muito acidentado, dificultando a prova. Após, volta ao AT2 para fazer de MTB o PC5 por estrada e trilhas a descer, mas muito difícil com muitas pedras e travessias de arroios, chegando ao AT3 novamente a pé para dois PCs por estradas e retorno ao AT4 para de MTB a subir por estrada; parando no AT5/6 para buscar o PC8 a pé, passando por uma cascata, voltando de MTB para a subida final aos 400m na busca do PC9 e por trilha para a chegada com 5h50m25s na posição de 3º lugar.
Na soma dos dois dias foram 7h33m50s que colocaram a equipe em 2º lugar na etapa e com esse resultado a conquista do vice-campeonato. Com essa conquista, a equipe 100 Rumo está entre as 10 melhores equipes de duplas mistas na 9ª colocação do Ranking Brasileiro.

Contar com a sorte

Este tipo de esporte exige muito treino, dedicação, coragem, persistência, companheirismo e espírito esportivo acima de tudo.  Também é preciso contar com a sorte para não ter problemas com as bicicletas, lesões e principalmente superar as dores e cansaço. É muito importante ter conhecimento em mapas topográficos, orientação através de bússola, mecânica de bicicleta e saber remar, nadar e fazer rapel, um esporte bem completo que exige um bom preparo e experiência.

CGCA – Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura

As 5 Etapas

– I – Desafio Sesi Verão – Tramandaí
– II – Desafio Estrela
– III – Desafio Cerros da Costa Doce – Sertão Santana
– IV – Desafio Lomba Grande – Novo Hamburgo
– V – Desafio Oktoberaventura – Igrejinha

O campeonato é organizado pelo santa-cruzense Luis Leandro Grassel com apoio de Graziela Olszewski, Rodrigo Muradás e Henrique Didoné. A equipe 100 Rumo, que representa Santa Cruz no campeonato, agradece o apoio recebido da Casa do Fogo/Rio Pardo – Mauricio, Escritório Contábil Fumocap – Fernando, Pra Vida Produtos Naturais – Jorge, Faccin Bicicletas – Luis e Giovane. Aos mecânicos Beto e Bino e também aos amigos e familiares.