Diego Dettenborn – [email protected]
A atividade física é, sem dúvida, uma maneira de recuperarmos a energia perdida, de relaxar e liberar o estresse. Melhor ainda se for ao ar livre, próximo da natureza. Assim os esportes na natureza vão ganhando cada vez mais força e espaço, pois são praticados em lugares paradisíacos, onde nos deparamos com florestas, rios, cachoeiras, montanhas. Vários objetivos e benefícios podem ser destacados na prática dos esportes na natureza para a redução do estresse dos praticantes, seja ele da classe econômica A, B, C ou D. A realização das atividades ao ar livre serve não apenas como válvula de escape às tensões do cotidiano, mas também possibilita o desenvolvimento de muitas habilidades essenciais nos ambientes corporativos, tais como liderança, organização e gerenciamento de tempo e risco. Além disso, os participantes dessas atividades ganham também um importante e saudável canal de contato com a natureza. Este contato com a natureza constitui um cenário ideal para se gerar reflexões e estimular transformações.
A cada dia surgem novos adeptos que estão trocando os halteres da academia por remos, o carro por uma bicicleta de montanha (MTB), uma fila de espera no banco por uma fila de espera para fazer uma descida em corda (Rapel). Muitos praticantes são moradores de cidades grandes, cansados do estresse do dia-a-dia que vão à busca de atividades que simultaneamente relaxam a mente e ajudam a manter a forma. Rodrigo Muradás, coordenador do Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura 2012, ressalta que o esporte não ajuda somente na parte física do praticante. “O praticante deste esporte está sempre em contato com ambientes naturais, como mata, lagos, e rios. Ele consegue fugir da parte urbana, da rotina do dia-a-dia. É uma prática para aliviar as tensões, e o estresse que acumulamos todos os dias. É um esporte muito utilizado também para trabalhar a questão de liderança, dentro de uma empresa. É preciso tomar decisões de forma rápida, ter uma boa estratégia e um raciocínio no mínimo razoável”.
As provas podem ser disputadas em duplas ou em grupos de quatro competidores. O esporte é dividido em duas categorias: Categoria PRÓ (Quartetos e Duplas): 50 Km (Canoagem + Corrida/Caminhada + MTB) e Categoria ESPORTE (Quartetos e Duplas): 25 Km (Canoagem + Corrida/Caminhada + MTB). Existe também a possibilidade do participante realizar todo o percurso utilizando apenas sua bicicleta. As provas ainda podem variar distância e tempo final de realização.
Para os praticantes de esportes na natureza, o contato direto com o meio e com seus limites, aproximam o ser humano da verdadeira ideia de liberdade. Seja pela adrenalina que oferece ou pelo contato direto com a natureza, o esporte é visto como uma saída para o stress do cotidiano. Os pré-requisitos para a prática de um esporte na natureza são espírito aventureiro, vontade de vencer desafios e muita disposição.
Divulgação
Contato direto com a natureza é o grande diferencial da Corrida de Aventura
Os melhores do RS
O Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura – CGCA 2012 é um Evento Esportivo na Natureza que possui como objetivo principal a difusão e o fomento da prática da modalidade esportiva de Corrida de Aventura de forma organizada e padronizada, bem como o congraçamento de todas as equipes e duplas das mais diversas regiões do Estado do Rio Grande do Sul. A Corrida de Aventura é um evento multi-esportivo fruto do aperfeiçoamento dos vários tipos de esportes de natureza já existentes, onde as duplas e quartetos devem em uma mesma prova, praticar os mais diversos esportes, como Navegação Terrestre, Ciclismo Mountain Bike, Corrida ou Caminhada, Técnicas Verticais, Canoagem e Natação.
Serão realizadas cinco etapas em municípios diferentes. São esperados mais de 150 participantes em cada etapa. Aqueles que tiverem interesse em participar, seja para competir, seja por lazer e principalmente com a intenção de aliviar o estresse e as tensões do dia-a-dia nessa árdua e corrida vida urbana, é só visitar o site www.cgca.esp.br ou enviar e-mail para [email protected]. E solicitar informações. O telefone de contato é: (51)91673606 ou (51)96110363.
Divulgação
Canoagem é uma das grandes atrações do esporte
Quem é?
Rodrigo Muradás é diretor de Marketing do Clube de Orientação de Santa Cruz do Sul – COSC, coordenador do Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura 2012, graduado em Educação Física – UNISC e mestrando em Promoção da Saúde também pela Universidade de Santa Cruz do Sul. O santa-cruzense juntamente com Luís Leandro Grassel é o maior responsável pela ascensão do esporte na região dos vales e também no Rio Grande do Sul. Rodrigo Muradás iniciou sua trajetória no ano de 2003, quando participou da primeira prova de Corrida de Aventura Urbana, em Santa Cruz do Sul, na época organizada por Luís Leandro Grassel, hoje colega de trabalho A partir daí o Educador Físico nunca mais largou a prática do diferenciado esporte. De lá para cá foram muitas competições, vários títulos e muitas histórias para contar. Como coordenador, atualmente Rodrigo não compete mais, porém reserva a maior parte do seu tempo para a organização das provas que acontecem pelo estado.