Viviane Scherer Fetzer
[email protected]
Como de costume no feriado de Corpus Christi, em português Corpo de Cristo, os santa-cruzenses foram até a Catedral São João Batista para apreciar os lindos tapetes confeccionados e para celebrar a eucaristia durante a missa. Dom Aloísio Dilli fez a celebração que é uma homenagem ao mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo e contou com a presença dos padres da cidade e comunidade que lotou a Catedral.
Dom Aloísio falou sobre a importância da Eucaristia e da presença de crianças, jovens, adultos e idosos na celebração. “Conforme diz a escritura, na última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e sangue e é isso que viemos fazer aqui hoje, relembrando que Cristo está entre nós”, falou Dom Aloísio. O padre Roque Hammes salientou que é muito importante manifestar publicamente a fé na presença de Cristo com a Eucaristia. E segundo ele, é importante que os santa-cruzenses reconheçam a presença de Cristo na cidade, é um pedido do Papa Francisco a todos os católicos.
Após a primeira parte da celebração, os fiéis saíram da Catedral em procissão com o tema ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida’, pelas ruas Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Júlio de Castilhos finalizando junto a um altar na Praça Getúlio Vargas, para a Bênção do Santíssimo. Durante o encerramento foi lançada a Romaria da Santa Cruz, que será realizada no segundo domingo de setembro com o tema ‘Os Discípulos de Jesus Cristo com Maria’.
Os tapetes
Lúcia Ertel, artista plástica, coordenou a produção dos tapetes. Foi usada serragem, borra de café, tampas de garrafa, tecidos, lãs. Pétalas de flores, areia, entre outros materiais. A decoração homenageou especialmente Maria, mãe de Jesus.