EVERSON BOECK
[email protected]
Com o propósito de instigar discussões sobre formas apropriadas de promover ações em prol da sociedade na qual estão inseridos os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), acontece hoje e amanhã, 22 e 23 de novembro, em Santo Ângelo, o XV Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos Coredes do Rio Grande do Sul.
Um dos objetivos do Encontro, conforme o presidente do Fórum dos Coredes do RS, Hugo Chimenes, é promover o Fórum dos Coredes a fim de reunir os Conselhos Regionais para discutir ações estratégicas para as suas respectivas regiões. “Também queremos explanar sobre temas para dinamizar e otimizar as ações dos Coredes, além de incitar a participação de todos os integrantes dos Conselhos por meio de projetos, com o propósito de serem executados nos programas de desenvolvimento regional”, explica.
O Planejamento Estratégico será um dos principais pontos da pauta do encontro, pois tratará da capacidade de integração e articulação das ações entre os diversos segmentos da sociedade, as quais revertem-se em estratégias competitivas com o intuito de facilitar o processo de incorporação das inovações. “Nesse ponto, destacamos a importância que o capital inicial representa como instrumento catalisador de valores e normas pertencentes a uma coletividade devidamente estruturada”, considera Chimenes.
A presidente do Corede do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP), Mariza Christoff, afirma que toda a programação está relacionada com uma demanda identificada entre os 28 Coredes. Para Mariza, a questão do baixo pagamento do passivo e o não cumprimento do que foi acordado com o Governo do Estado deve ser a discussão maior, além da identificação que a Educação é a área que não tem merecido nenhuma atenção do estado. “Outro fato que com certeza vai merecer a atenção, também já identificado através de levantamentos, é que existem regiões do Estado em que os pagamentos do passivo alcançaram mais de 100% enquanto outros pouco mais de 10%”, aponta.
Com relação ao planejamento para 2013, Mariza destaca a relação com as administrações municipais eleitas no último pleito eleitoral, a estrutura dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) frente a essas mudanças e o Plano Estratégico da região.
PROGRAMAÇÃO
22 de novembro – 5ª feira
13h30min – Credenciamento
14h – Abertura do evento (Pronunciamento de autoridades, incluindo o Governador do RS, Tarso Genro)
14h30min – Painel “As diferentes experiências nacionais e internacionais de articulação do desenvolvimento regional
16h – Intervalo
16h20min – Painel “Política Estadual de Ciência e Tecnologia”
18h – Intervalo
18h15min – Avaliação e Planejamento dos Coredes
21h – Jantar de integração (por adesão)
23 de novembro – 6ª feira
8h30min – Leitura, discussão e aprovação da Carta de Santo Ângelo
9h – Painel “Os Coredes e suas relações com os demais poderes de Estado”
10h – Intervalo
10h15min – Estratégias para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul
11h – Ato oficial e lançamento da Carta de Santo Ângelo
12h – Almoço
14h – Painel “A municipalização dos Objetivos do Milênio (ODM) e sua importância para o planejamento e a gestão do desenvolvimento sustentável e a integração de políticas públicas nacionais, estaduais e municipais”
15h – Intervalo
15h15min – Painel “Estratégias de articulação e execução para inserção no Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã e encaminhamentos para os processos 2013”
16h – Avaliação dos trabalhos e encerramento.
FOTO: EVERSON BOECK
Mariza: “Programação está relacionada com uma demanda identificada
entre os 28 Coredes”