A Copame está realizando junto à comunidade uma campanha de arrecadação de livros, brinquedos e jogos didáticos para a montagem de um acervo que servirá às crianças que estão em guarda na entidade. Atualmente, o número de opções é insuficiente para suprir a demanda, sendo que as pessoas que tiverem artigos que não utilizam mais podem encaminhar para a doação.
É importante que as pessoas atentem para um detalhe: os livros devem ser indicados para a faixa etária de até 12 anos. Segundo a supervisora da Copame, Luiza Knak, as doações são importantes para aumentar e qualificar o acervo. “Algumas pessoas já estão disponibilizando livros e outros artigos, como brinquedos e jogos didáticos que não são ocupados mais em casa e isso é importante para que as crianças consigam ocupar nas suas atividades no dia-a-dia”, destaca Luiza. As doações podem ser feitas diretamente à entidade. O contato pode ser feito com a própria entidade pelo telefone 3717-9200 ou e-mail [email protected].
Atualmente, a Copame atende crianças de zero a 12 anos, em regime de abrigo. A instituição é mantida financeiramente por associados, doações da comunidade e empresas, doações de outros países e das prefeituras conveniadas.
O número de crianças é variável. Algumas ficam algumas semanas, dias e em alguns casos especiais permanecem alguns anos. Todas as crianças maiores aprendem os cuidados com suas roupas e material, além de fazerem trabalhos manuais que desenvolvam a motricidade e criatividade. Ainda participam de projetos dentro e fora da Instituição.