Os recursos eletrônicos foram essenciais para definir o jogo entre França e Austrália, vencido pelos franceses, por 2 a 1, neste sábado, 16 de junho. A partida, realizada na cidade de Kazan, foi a estreia das duas seleções na Copa do Mundo Rússia 2018.
Todos os gols aconteceram no segundo tempo. A França abriu o placar. Griezmann sofreu pênalti, marcado pela arbitragem uruguaia depois de consulta ao árbitro de vídeo. Griezmann cobrou o pênalti e abriu o marcador: França 1 a 0.
Os australianos empataram poucos minutos depois. O zagueiro francês Umtiti colocou a mão na bola dentro da área: mais um pênalti marcado, desta vez para a Austrália. Jedinak bateu o pênalti: 1 a 1. Segundo o comentarista de arbitragem da TV Globo, Renato Marsiglia, o juiz esperou pela definição do árbitro de vídeo para assinalar mais este pênalti, ou teria sido ajudado por um assistente.
Porém, a França conseguiu desempatar em um chute por cobertura de Pogba: a bola bateu no travessão e atravessou a linha do gol quando tocou o chão, sem balançar as redes. Contando mais uma vez com a tecnologia, o árbitro foi avisado por seu relógio que a bola havia cruzado a linha fatal. Ele confirmou o segundo gol da França: 2 a 1 para os franceses, placar final.
O jogo foi válido pelo Grupo C da Copa, que logo mais, neste sábado às 13 horas, terá a estreia das outras duas seleções da chave: Peru x Dinamarca.