Nelson Treglia – [email protected]
A estreia do Brasil na Copa do Mundo Rússia 2018 foi um tanto frustrante. Neste domingo, 17 de junho, na cidade de Rostov, a Seleção do técnico Tite empatou em 1 a 1 contra a Suíça, no jogo que fechou a primeira rodada do Grupo E.
O Brasil abriu o placar com um golaço de Philippe Coutinho, que acertou um belíssimo chute de pé direito, executado fora da área, aos 19 minutos do primeiro tempo.
O empate suíço veio aos 4 minutos do segundo tempo. Em escanteio cobrado no ataque da Suíça, Zuber, de cabeça, deixou tudo igual. As câmeras de TV mostraram, no replay, que Zuber empurrou o zagueiro brasileiro Miranda antes de fazer o gol.
Posterior ao gol de empate suíço, outro lance que o Brasil reclamou foi um pênalti sobre Gabriel Jesus, não marcado pela arbitragem, que poderia ter levado a Seleção a marcar o gol da vitória sobre a Suíça.
Uma característica importante do jogo foi a forte marcação suíça sobre Neymar, que sofreu entradas fortes e puxões.
O Brasil pressionou muito, mas não chegou à vitória. A última vez que a Seleção não vencia em uma estreia foi 40 anos atrás.
Na estreia da Copa do Mundo de 1978, na Argentina, o Brasil empatou com a Suécia, em Mar del Plata, por 1 a 1. O centroavante Reinaldo, ídolo do Atlético Mineiro, marcou o gol brasileiro. Naquele jogo, também houve polêmica: no momento exato em que o meia Zico marcava o segundo gol brasileiro, o árbitro encerrou a partida.
Nesta Copa da Rússia 2018, o Brasil volta a jogar na sexta-feira, 22 de junho, às 9 horas, contra a Costa Rica.
O Brasil é segundo colocado do Grupo E, com um ponto, ao lado da Suíça. A liderança é da Sérvia com três pontos, e a lanterna é da Costa Rica, com zero.