LUÍSA ZIEMANN
luisa@riovalejornal.com.br
Assistir à Copa do Mundo Catar 2022 com a família e os amigos em frente aos telões ou nos bares e demais espaços espalhados por todo o Brasil onde a energia verde e amarela toma conta em dias de jogo já tem sido um momento de alegria e diversão para muitos brasileiros. Agora poder acompanhar a Seleção brasileira bem de perto, mais precisamente nas arquibancadas dos estádios do Catar, certamente é uma sensação única e inesquecível. Melhor ainda se a viagem até às arábias tenha sido um presente muito especial, como é o caso do santa-cruzense Ivo José Walter, que foi assistir ao Mundial com tudo pago, graças à campanha de vendas de uma empresa que fornece baterias para sua loja.
Walter, de 64 anos, é sócio-fundador da MW Baterias, empresa santa-cruzense que atua neste ramo há 37 anos. Uma das fábricas que fornece os equipamentos para a MW é a Heliar, que organizou uma campanha envolvendo distribuidores de todo o Brasil. A loja de cada estado que mais vendesse baterias da marca no período dos últimos doze meses seria comtemplada com um presente pra ninguém colocar defeito: uma viagem ao Catar, com todas as despesas inclusas, para assistir à Copa do Mundo.
No Rio Grande do Sul a grande vencedora foi a MW Baterias. O empresário viajou no dia 20 de novembro e esteve nas arábias até o último sábado, dia 26. “Assisti ao primeiro jogo do Brasil na competição, contra a Sérvia, no dia 22, e aproveitei para fazer turismo pelo país, visitar vários pontos turísticos”, conta Walter. Apesar de breve, a estadia no Catar foi marcante, sobretudo porque, em seus 64 anos de vida, essa foi a primeira viagem do santa-cruzense ao exterior. “É uma sensação única. Sou muito grato por ter uma grande oportunidade como essa.”
De acordo com o proprietário do comércio de baterias, toda a viagem foi paga pela marca Heliar. “Não gastei com nada, foi tudo por conta deles. Desde a hospedagem até transporte e alimentação”, salienta Walter. Junto do empresário estavam outros 14 distribuidores de todo o Brasil, também contemplados com a premiação da campanha. “Lá é outra realidade, tudo muito moderno, luxuoso.” Se fosse preciso escolher o ponto alto da viagem, não há dúvidas: a partida da seleção canarinho contra a Sérvia. “O estádio estava completamente lotado e, ainda assim, era tudo organizado, sem filas.”
As lembranças de Walter nos Emirados Árabes Unidos ficarão para sempre em sua memória e também nas fotografias, que não foram poucas. “Não consigo sequer definir o que vive em único sentimento, é algo que não tem explicação. Foi tudo muito além do esperado”, afirma o santa-cruzense. “Posso dizer que essa viagem não teve nenhum defeito. Fomos bem recebidos, bem atendidos. Não ficamos constrangidos em nenhum momento, pelo contrário, ficamos bem à vontade. Nosso único contratempo poderia ser por conta da língua, mas como cinco pessoas do nosso grupo falavam inglês, nos viramos bem. Vou lembrar de tudo isso para o resto da vida.”