Diego Dettenborn – [email protected],br
O sentimento de frustração e até mesmo de decepção por conta de ver Santa Cruz do Sul fora da briga para sediar seleções mundiais na Copa de 2014 deu lugar novamente à satisfação de poder estar entre aqueles que farão parte do evento que ocorre de quatro em quatro anos e é considerado o maior evento esportivo do planeta. O Comitê Organizador Local confirmou no início da semana que a cidade está incluída na relação de postulantes a receber um Centro de Treinamento para o Mundial.
O fator que mais influenciou na nova inserção de Santa Cruz na lista de cidades candidatas foi a apresentação do projeto de construção da Arena Multiuso que ocupará a área em que hoje está estabelecido o Esporte Clube Avenida, no bairro Avenida. Além de um estádio com shopping, pista de atletismo e estacionamento, a Philomeno Empreendimentos ainda anunciou a construção de um hotel de bandeira internacional em solo santa-cruzense.
No mês de setembro ocorreu uma nova abertura para municípios que foram preteridos ou que ainda não haviam buscado a habilitação na primeira fase, a chamada janela de setembro. Segundo o empresário Carlos Alexandre Philomeno, os técnicos da Philomeno Empreendimentos e Participações Ltda trabalharam de forma incessante para que fosse feito o possível dentro do prazo estipulado. O investimento, Arena Multiuso mais shopping, hotel, cinema e teatro, deverá ultrapassar a casa dos R$ 100 milhões. No entanto, para a Fifa o que importa tecnicamente é o campo e o hotel.
Segundo o empresário Alexandre Philomeno, o projeto deverá seguir rigorosamente as orientações da Fifa, assim sendo ele projeta Santa Cruz como cidade credenciada para a Copa do Mundo de 2014. “O objetivo é ousado e concreto. Queremos tornar Santa Cruz a candidata mais forte do interior do estado. A arena vai se concretizar e a copa vai passar por aqui”.
A Gismarket, uma das maiores empresas de estudos de mercado do país, foi contratada para analisar o potencial de implantação de todas as ramificações do futuro empreendimento. Alexandre Philomeno não revela o nome, mas afirma que já foram abertas as tratativas para a contratação da empresa responsável pelo gerenciamento da arena. “Será uma das melhores do Brasil”.
Rolf Steinhaus
Alexandre Philomeno: “A arena vai se concretizxar e a copa vai passar por aqui”.
Apoio
Com a finalidade de apresentar o projeto da construção da arena e do hotel, o empresário cearense se reuniu com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e recebeu dele o respaldo necessário para o credenciamento. “O ministro se mostrou receptivo e garantiu apoio. A localização estratégica da cidade é um ponto forte”. O mesmo ocorreu em âmbito estadual, com o aval do governador Tarso Genro, que solicitou ao secretário estadual Kalil Sehbe, atenção especial com o projeto.
Avenida
Uma das maiores preocupações da direção do Avenida é que, se aprovado o projeto, virá abaixo toda a estrutura do clube. O assunto foi energicamente transparecido pelo empresário. Segundo ele, a Philomeno Empreendimentos também será parceira do clube na busca da volta à elite do futebol gaúcho. “Vamos pôr o Avenida no lugar onde ele merece, a primeira divisão do futebol.” A direção terá preocupação exclusiva com o departamento de futebol, mantendo-se independente, e a empresa responsável pelo empreendimento manterá a estrutura física.