A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) atua para ir a Brasília e encontrar o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. A meta é apresentar a representatividade da categoria, que reúne mais de 40 mil pessoas nos três Estados do Sul do Brasil. A reunião será articulada pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS), presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Câmara.
De acordo com o presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, a ideia é unir esforços e integrar a movimentação pró-tabaco, que conta com o apoio da bancada gaúcha no Congresso. “Por sermos uma cadeia produtiva legal e organizada, e os trabalhadores das indústrias estão inseridos neste contexto, um encontro como este é muito importante”, justifica.
A agenda foi proposta ao deputado Heitor Schuch, durante visita institucional ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), nessa sexta-feira, 21. A entidade, que faz parte da Federação, também é presidido por Gualter, e deverá liderar o encontro. “Vamos marcar uma reunião com os sindicatos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Uberlândia, que são as entidades filiadas à Fentifumo, para alinharmos esta agenda que é vital para nossa categoria”, pontua o dirigente.
Schuch acredita que o encontro deverá ocorrer após o recesso parlamentar, depois do dia 31 deste mês. “Estamos atentos à necessidade de união do setor para reforçar o posicionamento do Brasil, perante o resto do mundo, na próxima Conferência das Partes (COP-10), que ocorre em novembro, no Panamá”, garante o parlamentar.
Na próxima semana, os sete sindicatos que integram a Fentifumo irão reunir-se para a definição da pauta da audiência. “Vamos propor que a representação dos trabalhadores rurais, que têm na Associação dos Fumicultores do Brasil, a Afubra, sua entidade de referência, ingressem nesta agenda com o ministro Luiz Marinho”, propõe o presidente da Federação.