A segunda edição da Feira da Cooperação, com produtos provindos da agricultura familiar, acontece nesta sexta-feira, 6, das 10h às 14 horas, no Shopping Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. Mais um ano, a iniciativa marca a presença da Sicredi Vale do Rio Pardo nas ações do Dia de Cooperar, Dia C, que aconteceu no último sábado, 30, em todo o Brasil, com a participação de cooperativistas e voluntários. “Todo o ano, nossa cooperativa participa deste grande movimento nacional de estímulo ao voluntariado e com iniciativas que contribuem na construção de um mundo melhor”, destaca o gerente de Relacionamento da Sicredi VRP, Marco Antonio da Rocha.
Conforme o gerente, esta segunda edição da feira será no mesmo molde da realizada no ano passado, em que as pessoas compravam o que queriam no sistema de self service. Entretanto, nesta edição, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo será mais uma cooperativa engajada. “O Dia C é uma grande corrente do bem. O desafio é fazer com que iniciativas pontuais possam ganhar força para uma transformação social mais duradoura nas nossas comunidades”, salienta a coordenadora de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli.
A ação das cooperativas propõe que o valor arrecadado com as vendas na feira seja doado a uma entidade social. “A Sicredi VRP e Unimed VTRP vão adquirir os produtos de um agricultor e no ato das compras, as pessoas podem escolher para qual entidade gostariam de destinar o dinheiro”, explica Rocha. Além disso, a Unimed VTRP estará presente com dicas de saúde, o Mesa Brasil Sesc trará para o público orientações sobre alimentação e colaboradores da cooperativa de crédito informações relacionadas à Educação Financeira.
A Feira da Cooperação está alinhada com a proposta do Dia C que, desde 2016, busca colaborar com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2018, a ação das cooperativas vai trabalhar de maneira prática cinco ODS, consumo e produção responsáveis; saúde e o bem-estar; cidades e comunidades sustentáveis; paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.
AÇÕES – A Sicredi Vale do Rio Pardo ainda participa do Dia C com outras nove ações em outros municípios. Na última sexta-feira, 29, aconteceu o 2º Seminário Regional do Cooperativismo na Agricultura Familiar, no Salão Paroquial de Passo do Sobrado. O objetivo do encontro era valorizar a agricultura familiar e fortalecer as organizações cooperativas no setor produtivo. Na programação do evento estavam apresentação das cooperativas Coopasvale, Coopervec, Cooprova e Coopersanta, palestra, depoimento, troca de conhecimento e ideias, dinâmica de integração e almoço de confraternização.
Algumas agências da cooperativa também realizaram atividades. No município de Venâncio Aires, também na sexta-feira, 29, um momento de lazer e esporte beneficiou as crianças atendidas pelo Projeto Parceiros da Esperança (Paresp). Em Herveiras, no sábado, 30, 15 voluntários realizaram a reforma do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Osório, com doação de materiais de parceiros. No domingo, 1º de julho, os colaboradores da agência de Sinimbu participaram da organização do almoço beneficente em prol do hospital local. Em Santa Cruz do Sul, neste mês de julho, um grupo de 10 voluntários irá visitar aproximadamente 50 restaurantes e bares com informações sobre conscientização sustentável do uso do canudinho.
PUFV – As cooperativas escolares incentivadas pela Sicredi VRP, através do Programa A União Faz a Vida, também estarão engajadas em ações voluntárias em seus municípios. A Cooperativa Escolar Feito à Mãos, da Emef José de Anchieta, de Passo do Sobrado, organizará o Varal Solidário, uma campanha de arrecadação de roupas e calçados em prol de famílias carentes da comunidade de Passo da Mangueira. No mesmo município, a Cooperativa Escolar Sol do Amanhã, da Emef Francisco de Borba, e a Emef Nossa Senhora da Saúde, também farão campanhas para angariar agasalhos. Já a Cooperativa Escolar Verde Vale, da Emef Nero Pereira de Freitas, de Vale Verde, vai realizar a atividade Cooperação e União para Auxiliar o Próximo, que consiste na doação de alimentos não perecíveis. Além disso, várias outras escolas que integram o programa estão comprometidas em promover iniciativas de impacto em suas comunidades.