A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Cruz (HSC) foi a responsável pela Carta ao Editor da última edição da American Journal of Infection Control, revista eletrônica internacional que trata de assuntos relacionados ao controle de infecção. O tema abordado na carta foi O impacto da resistência microbiana e o desafio para os profissionais, que pode ser conferido na íntegra, em inglês, pelo link www.ajicjournal.org/article/S0196-6553(12)00801-2/pdf.
O texto apresenta dados que reforçam a necessidade de ações educativas com as equipes em relação à utilização de equipamentos de proteção individuais, bem como a higienização das mãos dos profissionais de saúde e o manejo com cateteres e protocolos de precauções. “Todos os profissionais são essenciais para o controle das infecções relacionadas a serviços de saúde e a co-participação dos mesmos favorecerá o principal desfecho, que é minimizar a resistência bacteriana”, diz o artigo.
O sucesso, segundo os autores, está relacionado com uma abordagem que contemple a prática individual. Além disso, essa compreensão corrobora para que que os profissionais de saúde e as instituições abandonem a ideia simplista de que o controle das infecções e a transmissão dos patógenos hospitalares nos estabelecimentos de saúde é de exclusiva responsabilidade dos profissionais membros das comissões de controle de infecções e se envolvam realmente como pessoas integrantes e co-responsáveis desse processo.
Em setembro, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Cruz já havia publicado na mesma revista o artigo Adesão à campanha de vacinação contra gripe dos profissionais de saúde em um hospital de ensino, que avalia a campanha institucional contra a gripe A realizada entre seus profissionais. O texto pode ser acessado, em inglês, no link http://issuu.com/aih.alvaro/docs/journalofinfectioncontrol2.