Foi aprovada no dia 28 de setembro, a realização de uma reunião especial para tratar do cumprimento dos contratos da Corsan com o município, de autoria de Alberto João Heck (PT).
Os convidados da reunião serão: representante da Unidade de Santa Cruz do Sul da Corsan; representante da Procuradoria Geral de Santa Cruz do Sul; representante da Agência Reguladora de Serviços Público Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst) e representante da Promotoria de Defesa Comunitária/Ministério Público do Rio Grande do Sul.
“Esta reunião objetiva ampliar os esclarecimentos à comunidade santa-cruzense sobre os trabalhos desenvolvidos pela Corsan, buscando, com o posicionamento dos demais órgãos convidados, uma avaliação maior e atualizada a respeito do cumprimento dos contratos firmados pela municipalidade com a Corsan”, esclareceu Heck.
O vereador petista destacou ainda a importância de o Congresso derrubar o veto da Presidência da República ao Projeto de Lei 735/2020, de socorro aos agricultores familiares que não receberam o auxílio emergencial, durante a pandemia do novo coronavírus. “A agricultura familiar é fundamental para a produção de alimentos na nossa região e no país”, justificou.
O setor produz cerca de 80% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira, e na região existe a Cooperfumos (ligada ao MPA) e a Efasc que fazem um ótimo trabalho com os produtores familiares, contudo, o município não dá nenhum apoio para eles, resumiu Heck. Ele mencionou a live que promoveu no dia 14, sobre o tema com a participação do deputado federal pelo PT, Elvino Bonh Gass, do professor da Efasc (Escola Família Agrícola) Adair Pozzebon e do engenheiro agrícola e liderança do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) Miqueli Schiavon.
Outra preocupação que Heck manifestou na tribuna, foi que o auxílio financeiro chegue aos artistas e estabelecimentos culturais do município durante a pandemia de covid-19. “De nada adianta a Lei Aldir Blanc se nossos artistas que tanto precisam não têm acesso, por isso, colocamos nosso Gabinete a disposição”, salientou.