A partir de 31 de maio os servidores da Prefeitura de Santa Cruz do Sul poderão consultar seus extratos mensais de rendimento através do site da instituição. Até então os contracheques vinham sendo impressos em papel e entregues aos funcionários, muitas vezes alguns dias após o pagamento.
A inovação através do processo eletrônico implantado no Departamento de Recursos Humanos estende-se a emissão de diversos documentos referentes aos servidores, como aviso de férias, 13º salário, declaração anual de rendimentos, arquivos de rescisão de férias, entre outros.
A consulta ao contracheque, referente ao mês trabalhado, estará à disposição sempre no dia útil anterior ao dia 1º, data do pagamento. Caso esse dia caia em uma segunda-feira, já na sexta-feira o extrato estará disponível para acesso, através de senha pessoal e intransferível. A consulta se dará de forma facilitada, no link Portal do Servidor.
Nos próximos dias os núcleos administrativos vão orientar os servidores lotados em suas secretarias sobre os passos necessários para acessar as informações. Já aqueles servidores que não possuem acesso à internet receberão treinamento básico em informática, através de uma parceria com uma instituição de ensino local. Nesses casos a Prefeitura colocará terminais de computador disponíveis para acesso aos documentos.
De acordo com o secretário de Administração e Comunicação Social, Edemilson Severo, a digitalização significa mais agilidade, segurança, economia e redução do impacto ambiental. “Só para a impressão dos contracheques são gastos hoje 16 mil folhas por mês”, disse ele.
O coordenador do Departamento de Recursos Humanos, Vanir Ramos de Azevedo, explica que o procedimento que irá beneficiar os servidores só foi possível em razão da troca da empresa que prestava serviços de informatização pela que atua hoje, em caráter emergencial.