Início Geral Contra a pólio e outras doenças: Dia D de vacinação neste sábado

Contra a pólio e outras doenças: Dia D de vacinação neste sábado

Campanha nacional de multivacinação visa atualização das cadernetas. Confira postos em Santa Cruz

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Crianças e adolescentes são o público alvo da ação em todo o País até 9 de setembro

Hoje, sábado, 20, é o Dia D de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da caderneta. A campanha foi aberta pelo Ministério da Saúde no dia 8 deste mês e vai até 9 de setembro em todo o Brasil, envolvendo a aplicação de doses dos 18 imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A imunização contra a pólio é destinada aos menores de 5 anos de idade. Para a atualização das vacinas de rotina (multivacinação), o público-alvo inclui os menores de 15 anos. A mobilização nacional ocorre neste sábado, mas Estados e municípios têm autonomia para definir datas adicionais. O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a pólio na faixa etária de 1 a menos de 5 anos, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O Ministério da Saúde destaca a necessidade de obter alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como a poliomielite, não voltem a ser registradas no país. No mundo todo, as coberturas caíram durante a pandemia de covid-19. “A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, realizada com sucesso desde 1980”, lembra a pasta em nota.

A imunização contra a covid-19 também está em andamento e as vacinas podem ser administradas de maneira simultânea com as demais do Calendário Nacional na população a partir de 3 anos. Também não há necessidade de aguardar intervalo mínimo entre o imunizante contra a covid-19 e outros da campanha. Todas as vacinas que integram o Programa Nacional de Imunizações são seguras e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Santa Cruz conta com 17 pontos de imunização

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul destacou 17 pontos de atendimento na cidade e nos distritos. Nas unidades da zona urbana, o horário de atividade é das 9 às 16 horas. No interior, a vacinação ocorre das 8 às 12 horas. Apenas a vacina contra a covid-19 para crianças não vai estar disponível nestes locais, mas a Secretaria Municipal de Saúde vai aproveitar a oportunidade para oferecer o imunizante aos adultos.

Durante a tarde, há aplicação da vacina pediátrica com Coronavac no ônibus da saúde durante a Praça da Cidadania, no Bairro Schulz, a partir das 13h30. Confira os pontos de atendimento para o Dia D contra a poliomielite e de multivacinação: UBSs Ambulatório Central, Jacob e Verena; ESFs Arroio Grande, Ingo Ebert, Cristal Harmonia, Menino Deus, Glória Imigrante, Margarida, Cohab, Progresso, Gaspar, Senai, Esmeralda, Linha Santa Cruz, Pedro Eggler e Rio Pardinho. (Com informações da Agência Brasil e da assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul)