Início Geral Contabilistas: essenciais para o desenvolvimento

Contabilistas: essenciais para o desenvolvimento

Ana Souza
[email protected]

A data alusiva ao Dia dos Contabilistas surgiu em 25 de abril de 1926. Na ocasião o senador João Lyra – através de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil – proferiu a frase “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”. A decisão foi prontamente adotado pela classe contábil e Lyra nomeado como Patrono dos Contabilistas.
Em dezembro de 1925, João Lyra foi eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, ao longo de sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício dos trabalhadores da área Contábil. Durante seu discurso, ele também lembrou outro grande nome da Contabilidade, Carlos de Carvalho. O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1989, em 23 de maio de 1979.
O patrono dos contabilistas, João de Lyra Tavares, nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930. Em sua trajetória profissional foi guarda-livros e chefe de escritório; exerceu serviços como comerciante, tendo uma atuação destacada em Pernambuco, onde fundou uma Associação de Guarda-Livros e foi membro da Associação Comercial do Recife. Lyra atuou na política, foi historiador e economista, autor de obras didáticas e estudioso de geografia. No ano de 1914, a convite do ministro Rivadávia Corrêa, esteve, pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro, que na época era capital da República, onde tomou parte da Comissão escolhida para estudar a reorganização da Contabilidade do Tesouro Nacional.
Em 1915, foi eleito Senador pelo Rio Grande do Norte, exercendo o cargo até o fim de sua vida. No Senado, foi membro eminente da Comissão de Finanças, não esquecendo de enaltecer os benefícios que a sociedade brasileira teria com o reconhecimento de uma classe de contadores públicos.
E foi em 1926 o seu grande feito. Durante um almoço prestado em sua homenagem pelas Entidades Contábeis Paulistas, João de Lyra Tavares foi aclamado Presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros. Durante seu discurso de agradecimento, defendeu a criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros, marco decisivo para o processo de organização dos Contabilistas em bases profissionais. A ideia surtiu efeito e, 20 anos depois, foi criado o sistema do Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade (CFC/CRC’s).

Divulgação/RJ

Em 25 de abril de 1926, surgiu a data alusiva aos profissionais da Contabilidade

Foto: site tecnospeed.com.br

Contabilistas têm papel fundamental para o crescimento e organização de uma empresa

__________________

Perfil do profissional

O profissional contabilista tem diversas funções na área contábil, entre elas a de organizar as contas do empreendimento, através do registro e controle das receitas, despesas e lucros. Também planeja, coordena e controla os documentos dos negócios realizados tais como compras, vendas, investimentos e aplicações, além de registrar os fatos e atos administrativos e pagar os tributos. Para exercer a profissão se torna necessário fazer o Exame de Suficiência no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
 

_____________________

Saiba o que é Contabilidade

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. No Brasil, os profissionais de contabilidade são chamados de contabilistas. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharel em Ciências Contábeis. A fim de receberem a titulação de Contador, devem se submeter ao Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Existe também o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade