Com a aproximação da Sexta-feira Santa, alguns produtores de Sinimbu intensificaram nesta semana os trabalhos nos açudes para garantir o peixe na alimentação. Na última terça-feira, 22, Orlando Bechert de Linha Inverno assim como diversas famílias começaram o processo de secagem, realizando a despesca para oferecer aos familiares os peixes mais fresquinhos, o arrastão com as redes contou com a participação dos familiares. O principal cultivo desses produtores é o de carpas. Em todo o interior do município aconteceram essas despescas com a troca de peixes entre vizinhos e familiares, com isso diminuindo os custos das famílias e assim mantendo a tradição de comer peixe na Semana Santa.
Em Sinimbu desde a última quarta-feira, 23, acontece mais uma edição da Feira do Peixe da Semana Santa, que se estende até esta quinta-feira, 24, na Feira Rural ao lado da Incubadora Municipal. A venda de peixes acontece das 8 até as 17 horas.
De acordo com o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Astor Kuentzer os peixes foram trazidos do Alevinões Schneider de Passo do Sobrado. “A expectativa é que sejam comercializadas até mil quilos de peixes, nos dois dias de feira, para comercialização os sinimbuenses podem encontrar as Carpas Capim, Húngara e Cabeça Grande,” destaca o secretário Astor.
O objetivo geral da feira é promover comercialização do peixe a um preço acessível à população Sinimbuense. A feira é realizada pela Prefeitura Municipal de Sinimbu em parceria com a Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente.
Assossoria de Imprensa – Prefeitura de Sinimbu