A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul está ampliando seu raio de atuação para levar serviços da rede de atenção básica a pessoas em situação de vulnerabilidade social, que por receio, vergonha e/ou até falta de informação, deixam de buscar ajuda quando necessitam. É o Consultório na Rua, uma iniciativa que, somada ao trabalho dos redutores de danos, visa a promoção em saúde e a prevenção de doenças.
A equipe, formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um monitor social, sai às ruas uma vez por semana, percorrendo locais já mapeados pelos redutores. O atendimento, que está sendo prestado a moradores de rua e usuários de drogas, consiste em procedimentos de clínica ambulatorial como verificação de pressão arterial, coleta de amostras para HIV, tuberculose e hepatites, teste de glicose e outros.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, o Consultório na Rua é mais um instrumento que a Administração Municipal adota no cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade social e drogadição. “Estamos iniciando como um projeto piloto, com expectativa de, no futuro, ampliarmos para um programa maior”, disse. Ele cita ainda o trabalho da ronda social, desenvolvido pela Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, juntamente com a Guarda Municipal, albergue e Creas, e a implantação do CAPS AD, que possibilita a desintoxicação de dependentes químicos, nos casos leves a moderados, preenchendo uma antiga lacuna existente no município.