O Pronto Atendimento SUS (PA) do Hospital Santa Cruz (HSC) retomou, no dia 2 de novembro, os atendimentos para as consultas de urgência/emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante as 24h. Desde março o fluxo de atendimento nas portas de entrada da Instituição havia sido alterado como medida de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), com as consultas do PA sendo realizadas junto ao Ambulatório de Convênios.
Durante esse período, a estrutura do Pronto Atendimento foi transformada em uma Unidade Respiratória com capacidade para suporte intensivo destinada ao atendimento exclusivo de usuários com sintomas gripais ou síndromes respiratórias, com 20 leitos de UTI. Dez destes leitos não foram renovados pelo Ministério da Saúde e, desde o dia 8 de outubro, o HSC mantém uma estrutura com 10 leitos de UTI para os casos de internação de suspeitos ou confirmados de Covid-19, que continuará em funcionamento em local específico para este fim.
Com a retomada dos atendimentos SUS no PA, o Ambulatório de Convênios continua a receber os casos de urgência/consultas para os usuários dos demais convênios e particulares. O fluxo das consultas por queixas de sintomas respiratórios e síndromes gripais será mantido no Ambulatório.