Luciana Mandler
[email protected]
A votação para a Consulta Popular 2020/2021 continua até a terça-feira, 3 de novembro. De acordo com a parcial divulgada na manhã de quinta-feira, 29 de outubro, pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede), Santa Cruz somava 747 votos. Destes, 671 são de votações on-line e 76 de votação via SMS, o que representa 0,72%.
Entendendo que o engajamento está abaixo do esperado, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Santa Cruz do Sul, Paulo Mans, faz o apelo para que toda a comunidade santa-cruzense eleitoral vote, para que assim se garanta recursos ao Município. Atualmente, Santa Cruz do Sul tem 103.396 eleitores e para não ficar de fora, pelo menos 2.070 pessoas precisam participar, atingindo o percentual mínimo de 2%. “Temos que fazer um trabalho mais eficaz, tentar mobilizar mais pessoas e conscientizar elas, pois estes recursos acabam voltando para a própria comunidade”, sublinha Mans.
Um exemplo de investimento através da Consulta Popular foi o Abatedouro de Peixes. “Agora os piscicultores têm um local onde podem abater e industrializar seus peixes, e após, comercializar em supermercados, feiras”, aponta. “Ao mesmo tempo em que está oferecendo na merenda escola, através de bolinhos de peixes, que nossos filhos acabam consumindo indiretamente lá na ponta”, reflete. Como Mans analisa, é uma cadeia que acaba sendo beneficiada através deste processo, desde o criador de peixes até as famílias, os filhos que estudam na rede municipal e serão contemplados com uma merenda mais saudável. “Este é um dos exemplos que temos, entre tantos outros que já foram beneficiados pela Consulta Popular”, frisa.
VOTAÇÃO
Neste ano, a votação é 100% virtual e pode ser feita on-line, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br ou via SMS, onde o eleitor envia para o número 29634, a mensagem RSVOTO#Título de eleitor#nºprograma.
Estão habilitados a participar os eleitores com domicílio eleitoral no Vale do Rio Pardo, podendo escolher um dos projetos que constam na cédula. Cada eleitor tem direito somente a votar em um projeto e para a votação é necessário o número do título de eleitor.
A cédula de votação do Corede Vale do Rio Pardo deste ano terá três projetos, que beneficiam o desenvolvimento rural (confira no box). Destes projetos, serão eleitos os dois mais votados.