Na tarde de quinta-feira, 19, o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn, visitou a 38ª Oktoberfest, que iniciou também nesta tarde o terceiro e último período do evento. Ele foi recepcionado no pórtico do Parque da Oktoberfest pelas Soberanas da Festa da Alegria, família Fritz e integrantes da Coordenação Executiva. O cônsul participou o dia inteiro de atividades em Santa Cruz do Sul, em uma visita de cortesia que buscou estreitar os laços entre o município e a Alemanha.
Dentro do Parque da Oktoberfest, ele foi acompanhado pelo presidente da 38ª Oktoberfest, João Goerck, pelo presidente da Assemp, Ricardo Bartz, por membros da Coordenação Executiva e da comissão dos 175 anos de Imigração. Ele conheceu o novo e moderno Centro de Eventos, que durante a festa abriga a Feirasul. Bogdahn ficou impressionado com a cidade e disse que a Oktoberfest Santa Cruz é muito elaborada e interessante. “É a primeira visita, não vai ser a última”, destacou. Para encerrar o itinerário, o cônsul degustou o café colonial na Bierhaus.
Ele já mora há quatro anos no Brasil, mas está à frente do Consulado-Geral da Alemanha para o Sul do país há apenas dois meses – anteriormente, atuava em Brasília. A vinda a Santa Cruz do Sul faz parte de um roteiro de viagens que está fazendo a municípios de colonização germânica no estado.
O roteiro da visita em Santa Cruz do Sul foi organizado de forma conjunta pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Comissão dos 175 anos de Imigração, Prefeitura e Coordenação Executiva da 38ª Oktoberfest. No turno da manhã, o cônsul conheceu a universidade, onde participou de uma apresentação da instituição e das potencialidades com o Consulado. No turno da tarde, além da visita na Oktoberfest, ele foi recepcionado no Palacinho pela prefeita Helena Hermany, e fez um city tour pela cidade e interior. Na ocasião, dialogaram sobre a cultura, as tradições e a economia local e trataram também dos preparativos para as comemorações ao Bicentenário da Imigração Alemã no estado e aos 175 anos da Imigração Alemã no município, a serem celebrados em 2024.
No gabinete da prefeita, Bogdahn elogiou a organização da 38ª Oktoberfest e da cidade de Santa Cruz do Sul como um todo. “Muito bonita, aconchegante, próspera e que demonstra ter a tradição alemã bem conservada”, destacou. A prefeita presenteou o cônsul com uma cuca – mimo tradicional local – e uma edição da Revista Santa Cruz do Sul. Em troca, recebeu um kit contendo livros sobre a Alemanha, redigidos em alemão, além de mapas e broches personalizados.
“É muito bom termos a oportunidade de mostrar um pouco do nosso município aos visitantes. Estamos preocupados e investindo bastante em infraestrutura e mobilidade urbana para proporcionar qualidade de vida para quem vive aqui e a melhor experiência possível para todos que nos visitam, porque isso ajuda no desenvolvimento”, destacou a prefeita Helena.
Acompanharam a visita os secretários municipais Marcelo Corá e Márcio Martins; o presidente local da Comissão Organizadora do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, Paulo Trinks; o servidor Nasário Bohnen, que também integra a Comissão; a escritora Lissi Bender; a coordenadora da Assessoria Internacional da Unisc, Cristiane Mueller; e a intercambista alemã Tiffany Holzmann.