Início Geral Conselho Municipal de Trânsito opina sobre o tema: fluxo precisa ser ampliado

Conselho Municipal de Trânsito opina sobre o tema: fluxo precisa ser ampliado

EVERSON BOECK
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O crescimento do número de veículos – mais acelerado que o número de habitantes – tem causado problemas no trânsito e preocupado a população e os órgãos competentes. O projeto de alteração no trânsito de Santa Cruz do Sul, apresentado pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos em maio, também apontou um levantamento feito entre 2004 e 2010 a respeito do aumento da frota de veículos versus crescimento da população no município. Em 2004 havia 48 mil veículos para 111,5 mil habitantes. Em 2010 este número mudou para 66 mil veículos para 117,5 mil habitantes. Hoje o número de veículos está em 78 mil, cerca de 1,7 habitantes para cada carro.

MEDIDAS FUNCIONAIS

O Conselho Municipal de Trânsito de Santa Cruz do Sul, através do presidente Fabio Borba, considera a iniciativa da Secretaria como “viável e funcional”. “Estas melhorias serão benéficas para toda a sociedade. Para os motoristas, para as empresas, para os pedestres, enfim, para todos os usuários das vias”, salienta. “Pelo que analisamos, as mudanças, principalmente na extensão de mão única nas Ruas 28 de Setembro e Julio de Castilhos até a São José, vão aumentar a velocidade do fluxo. O deslocamento será mais rápido porque vai retirar sinaleiras de três tempos, mudar sinalização e fluxo nas ruas adjacentes, entre outras alterações”, avalia.
Borba acredita que o projeto é o início da construção de uma política de trânsito. “Mais do que decisões pontuais, a iniciativa do secretário Aldorino representa uma melhoria de algo que há muito tempo precisava de estudos. Este projeto vai exigir outras alterações futuras em relação a conversões, estacionamentos oblíquos e paralelos, sentido de ruas e sinaleiras”, salienta.

PRINCIPAIS MUDANÇAS

As principais alterações que o projeto traz estão bem no centro da cidade, especialmente nas ruas 28 de Setembro e Julio de Castilhos. Hoje, ambas são mão única somente da Rua Thomaz Flores até a Ernesto Alves. A ideia é prolongar este sentido até a São José e iniciar mão dupla somente a partir desta até a BR 471.
Segundo Borba, outro importante objetivo do projeto é oferecer caminhos alternativos para os condutores. “Temos que tirar o maior número de veículos do centro da cidade e para isso temos que apresentar outras possibilidades. Hoje quem quer atravessar a cidade, ir do Arroio Grande à Verena, por exemplo, passa no centro. Temos que evitar isso oferecendo opções de escoamento alternativos ao perímetro central, como na zona leste da cidade onde não temos nenhuma via para isso”, conclui.

EVERSON BOECK

De acordo com o estudo, as Ruas Julio de Castilhos e 28 de Setembro terão
sentidos de mão única prolongados até a Rua São José

ROLF STEINHAUS

Borba: “Projeto apresenta medidas que vão organizar e
dar funcionalidade ao trânsito”

INTERVENÇÕES (Mudanças)

Ø Sinalização horizontal (pintura) em aproximadamente 3,2 km de via (cerca de 32 quadras)
Ø Intervenções em 17 cruzamentos, sendo 6 semaforizados;
Ø Instalação de aproximadamente 350 placas de regulamentação, advertência e orientação;
Ø Instalação de aproximadamente 300 m de gradil para proteção de pedestres;
Ø Colocação de mais de 1.000 tachões refletivos, organizando o fluxo de veículos, proporcionando mais segurança para os condutores e pedestres;

PRINCIPAIS VANTAGENS

Ø Hierarquização do sistema viário através da implantação do sentido único de circulação;
Ø Aumento no número de vias de circulação;
Ø Diminuição considerável dos conflitos existentes com consequente redução dos riscos de acidentes;
Ø Criação de vários “SIGA LIVRE, COM CUIDADO”, melhorando o fluxo e reduzindo os congestionamentos ;
Ø Diminuição do tempo de deslocamentos, principalmente nos sentidos leste-oeste e oeste-leste;
Ø Aumento da segurança no trânsito de veículos e pedestres.

O QUE SERÁ PRECISO

Ø Alteração na regulamentação das áreas de Carga e Descarga e criação de restrição para circulação de veículos pesados;
Ø Implantação progressiva de vias de sentido único de circulação em todo o centro do município;
Ø Implantação de sinalização de orientação, indicando rotas alternativas para inibir o acesso de veículos nas vias centrais;
Ø Implantação de sistema de “semaforização inteligente”;
Ø Incentivo à criação de estacionamentos em áreas privativas;
Ø Exclusão do selo mensal nas áreas do estacionamento rotativo;
Ø Migração progressiva do estacionamento oblíquo para paralelo, a fim de melhorar o fluxo de veículos e a segurança no trânsito;
Ø Aumento da fiscalização.