O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo completará 25 anos de instalação no dia 19 de dezembro, e para comemorar a data a diretoria executiva fará uma homenagem aos ex-presidentes, bem como à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), instituição parceria desde a sua fundação, hoje, 20 de dezembro, às 11h, no Restaurante Centenário, seguido de um almoço por adesão. A instalação do Corede/VRP se deu em 1991, no Clube Literário e Recreativo, no município de Rio Pardo e contou com a presença do Governador do Estado Alceu de Deus Collares (PDT – 1991 a 1994), que foi especialmente convidado e confirmou sua presença na comemoração dos 25 anos.
O Corede/VRP foi o 15º a ser criado no Rio Grande do Sul. Na ata de instalação consta o registro da presença de diversos prefeitos da região, bem como presidentes de Câmara de Vereadores, além de representantes da classe trabalhadora, empresarial conselhos municipais de saúde e meio ambiente, união de associações comunitárias, cooperativas de produção, setor do turismo, esporte e lazer, profissionais liberais, associação dos secretários municipais de educação e cultura, aposentados, representantes das Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc) e deputado estadual com domicílio eleitoral na região, que na realidade são a composição da Assembleia Geral Regional.
Os Conselhos Regionais foram criados para serem o grande instrumento de retomada do desenvolvimento, atuando como foros de debates e deliberações, de fiscalização de atos do governo, acompanhamento da atividade parlamentar da análise e aprovação de projetos de interesse do desenvolvimento gaúcho. Dessa forma, criando um nível maior de exigência para governantes e políticos como contrapartida natural com maior participação da sociedade. Com a implantação dos Conselhos Regionais foi demonstrado grande maturidade política da sociedade gaúcha, que aceitou o desafio da participação. Conforme registro em ata, havia necessidade urgente de mais empregos, melhorias na área do ensino, saúde, transportes, segurança e qualidade de vida e para se chegar a bons resultados seria necessário um esforço conjunto entre governo e sociedade para que muitos consigam alcançar os três princípios básicos da ação de governo: descentralização política, desconcentração econômica e integração regional.
Nessa caminhada de 25 anos, muitas foram as conquistas, entre as principais está a coordenação, todos os anos, na região, do processo da Consulta Popular, que é uma política de estado. A coordenação do Planejamento Estratégico Regional, com três publicações, sendo esse ano elaborada e atualizada a quarta publicação. Participação em diversos conselhos e instâncias regionais. Viabilização da implantação do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo. Captação de recursos através do Ministério da Integração Nacional para os municípios da Metade Sul, para o desenvolvimento de projetos, como o Vitamina, para Telecentros, bem como, intercâmbio com a União Europeia. Em 2015 organizou, juntamente com outras entidades, a Missão a Israel, com objetivo de buscar conhecimentos e novas tecnologias para a área da agricultura. Atualmente são 28 Coredes no estado do Rio Grande do Sul, sendo o Fórum dos Coredes presidido por Paulo Roberto Oliveira Fernandes, que também confirmou presença no evento.
– Paulo Cesar Begnis – gestão 1991/1993
– Denis Colossi – gestão 1993/1995
– Almedo Dettenborn – gestão 1995/1997
– Luiz Augusto Costa a Campis – gestão 1997/1999 – 1999/2001 – 2003/2005
– Rogério Leandro Lima da Silveira – gestão 2001/2003
– Mariza Terezinha da Motta Christoff – gestão 2005/2007- 2007/2009- 2009/2011- 2011/2013- 2013/2015- 2015/2016 – Por motivo de afastamento em maio desse ano da atual presidente, assumiu a presidência do Conselho Regional o vice, Heitor Álvaro Petry.