Início Geral Conscientização | Prefeitura e Viação Santa Cruz unem-se em campanha sobre autismo

Conscientização | Prefeitura e Viação Santa Cruz unem-se em campanha sobre autismo

Capacitação reuniu mais de 70 pessoas na sede de eventos da empresa

Iniciativa tem por objetivo contribuir na integração, na acessibilidade e, por consequência, na melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA
Fotos: Jaime Fredrich

Motoristas, cobradores, atendentes de rodoviária e colaboradores da linha de frente da Viação União Santa Cruz pararam suas atividades na manhã de quarta-feira, dia 26, e dedicaram algumas horas para compreender um pouco sobre o universo de quem vive sob o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação, que reuniu mais de 70 pessoas na sede de eventos da empresa, ocorreu durante o lançamento da Campanha “Autismo não se cura, se compreende.”

A iniciativa da Administração Municipal, em parceria com a Viação União Santa Cruz, Associação Pró-Autismo de Sana Cruz do Sul (Luz Azul) e Associação Inclusão e Respeito ao Autista (Aira), tem por objetivo contribuir na integração, na acessibilidade e, por consequência, na melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA. A partir de hoje os ônibus da empresa estarão circulando pelas rodovias do Estado, lembrando a população e os próprios usuários sobre a importância de um transporte mais plural, respeitoso e inclusivo.

O mote da campanha está no apelo visual, criado para chamar a atenção da comunidade para a causa. Três ônibus da Viação Santa Cruz tiveram suas laterais adesivadas com o slogan da campanha, outros 50 carros estão sendo adesivados nas portas com o selo de Empresa Amiga do Autista, o logo da campanha foi adicionado aos guichês de atendimento preferencial na rodoviária e bottons com o laço que identifica o autismo foram distribuídos entre todos os colaboradores. Também a partir de hoje, pessoas com TEA e seus acompanhantes receberão um adesivo de identificação, ao comprar o bilhete de viagem.

Mas é o componente humano que vai fazer a diferença durante a campanha. Antes do ato de lançamento, as entidades Aira e Luz Azul promoveram uma capacitação para os colaboradores que no dia a dia mantêm contato direto com o público no transporte coletivo. “Fizemos uma fala mais técnica, explicando o que é o autismo, desde casos mais leves aos de grau mais severo que geralmente estão acompanhados da mãe ou de um familiar, falamos de questões sensoriais, da diferença entre birra e crise, para que eles tenham essa noção e possam saber como ajudar”, explicou a presidente da Luz Azul, Luciane de Magalhães Braz, a Neca.

Capacitação ocorreu durante o lançamento da Campanha “Autismo não se cura, se compreende”

Questionada sobre as dificuldades no uso do transporte coletivo para usuários com TEA e seus familiares, a vice-presidente da Aira, Eliana Flores Florisbal, deu o próprio exemplo como ilustração. Avó de um neto autista, ela passou por dificuldades quando o menino frequentava a Apae e eles precisavam se deslocar de ônibus para ir de casa até a entidade. “Era muito complicado, havia muita desinformação, as pessoas olhavam, criticavam”, lembrou.

Para Luciane e Eliana a campanha é uma semente para fazer a diferença na forma como as pessoas enxergam o autismo. “Não é só pela adesivagem dos ônibus, a gente sabe que vão para Santa Catarina, São Paulo, para todo lugar e isso é muito bom, mas principalmente pela questão do funcionário que vai poder se colocar no lugar daquela mãe, daquela pessoa com autismo e entender um pouco mais”, disse Eliana. “A Prefeitura e a Viação estão de parabéns, a gente se sente acolhido”, completou Luciane.

Idealizadora da campanha, a coordenadora do Departamento de Inclusão de Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Adriele Vargas, classificou a ação como o primeiro passo para que se multipliquem parcerias entre o poder público e a iniciativa privada que conduzam a sociedade a um estado de bem-estar social. “O objetivo principal dessa campanha é trazer visibilidade ao transtorno do espectro autista, afinal, uma sociedade consciente é também menos preconceituosa e mais inclusiva”, destacou.

Para o presidente da Viação União Santa Cruz, Flávio Paskulin, o convite da prefeitura para que a empresa fosse parceira na campanha é visto como uma grande oportunidade de levar o conhecimento sobre o autismo a um grande número de pessoas, mas de modo especial aos próprios colaboradores. “Nos identificamos com a proposta e nos engajamos neste trabalho porque entendemos a importância dessa causa”, avaliou. Para ele, a campanha é uma forma de servir a comunidade. “Estamos aprendendo muito com este momento e queremos que nossos colaboradores tenham mais conhecimento sobre o autismo e busquem uma maior empatia, procurem focar nesse atendimento diferenciado, nesse cuidado. Dessa forma queremos servir a sociedade, o município e a região”, ressaltou.

Ao se pronunciar, o vice-prefeito Elstor Desbessell disse que no setor público os desafios são constantes e que a causa do autismo vem para provocar mudanças rumo a uma sociedade mais inclusiva . “De uns anos para cá ouvimos falar mais sobre a questão do autismo, muita gente ainda não conhece, não entende. As pessoas com essa condição talvez não tenham sido olhadas e assistidas da forma como deveriam, mas nunca é tarde”, disse ele. Desbessell classificou o ato de lançamento da campanha como o momento mais importante do seu dia. “O que esta empresa está fazendo hoje com esta iniciativa, ao envolver seus colaboradores que estariam agora realizando outra atividade, é um gesto grandioso que a comunidade precisa saber, reconhecer e valorizar”.

Ao final do ato de lançamento todos foram convidados a embarcar em dois coletivos adesivados com o slogan da campanha. Eles fizeram o trajeto até a estação rodoviária, onde puderam ver as adaptações feitas nos guichês do atendimento preferencial e conhecer as demais ações que terão sequência no decorrer da campanha.

Para compreender o autismo é preciso informação, afirmou a secretária Roberta Pereira

A compreensão acerca do Transtorno do Espectro Autista passa pelo caminho da educação e do conhecimento. Assim definiu a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, que também participou na manhã desta quarta-feira, do lançamento da Campanha “Autismo não se cura, se compreende”, na sede da Viação União Santa Cruz.

Roberta entende que o autismo é um assunto que ainda poucas pessoas conhecem e que é justamente a disseminação de informações sobre o tema que vai construir uma sociedade mais empática. “As pessoas precisam compreender mais e elas só vão ter a oportunidade de entender mais sobre o autismo quando a informação chegar nelas”, observou.

Nesse empenho por uma educação inclusiva, parcerias do poder público com a iniciativa privada são mais que bem-vindas. “Vejo um mar de possibilidades de ampliarmos parcerias com a iniciativa privada, formatando ações de acordo com a natureza da empresa, mas dando mais visibilidade no momento em que se tem acesso à população e se consegue promover ações educativas”, frisou.