Início Geral Consciência ambiental no Dia do Escoteiro

Consciência ambiental no Dia do Escoteiro

Divulgação/Escoteiros-SCS

A borda verde do lenço deverá ficar meio centímetro maior como forma de alerta à sociedade.

Luana Daniela Ciecelski
[email protected]

O Dia Mundial do Escoteiro é comemorando em todo o mundo no dia 23 de abril. Estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação, estão entre os principais lemas dos grupos que hoje existem por todo o mundo. Isso mostra que ser escoteiro é uma missão social e por isso a data em que é comemorado o escotismo não poderia acontecer de outra forma em Santa Cruz do Sul, senão com uma mensagem de conscientização para a sociedade. Além de um acampamento, o grupo chama a atenção para uma série de pequenas atividades em prol do meio ambiente, realizadas continuamente.
O destaque desse ano será o lenço. Segundo a Diretora Técnica do Grupo de Escoteiros de Santa Cruz, Carmen Jurema Koehler, uma das prioridades do grupo santa-cruzense sempre foi a questão ambiental. Ela explica que há 27 anos, quando foi criado o grupo, uma pequena borda verde foi adicionada ao amarelo de fundo do acessório. A ideia agora é adicionar mais meio centímetro. A intenção que no passado era comemorar, agora é chamar a atenção para a necessidade da consciência ecológica e principalmente para proteção do Cinturão Verde.
Além disso, Carmem realça que desde o ano passado está sendo realizada uma parceria com a Prefeitura em uma série de ações que visam conscientizar a população para o plantio de árvores. “Os escoteiros selecionaram algumas ruas da cidade onde a falta de árvores era visível, fotografaram, e passaram as informações para a Secretaria de Meio Ambiente, que complementou o estudo identificando locais onde é possível plantar e os tipos de árvores mais apropriadas para cada local”, explicou ela.
O estudo foi divulgado pela prefeitura e atualmente, cada interessado no plantio de árvores, seja em área particular ou em locais públicos, pode entrar no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e preencher um cadastro solicitando avaliação técnica do local e das espécies adequadas. A avaliação tem com base, por exemplo, a existência de redes hídricas e fiação.
O dia do escoteiro é comemorado no dia 23 de abril em homenagem ao Padroeiro do escotismo, São Jorge, que tem o dia dedicado à ele também. A sede dos Escoteiros de Santa Cruz do Sul fica na rua Coronel Oscar Jost, 1551, fundos. Maiores informações podem ser adquiridas através do telefone 51 8101 7908.