Início Cultura Conhecidos os vencedores do 5º Festival Santa Cruz de Cinema

Conhecidos os vencedores do 5º Festival Santa Cruz de Cinema

Evento celebrou a sétima arte durante cinco dias de exibições e homenagens

Divulgação/RJ
Premiados foram anunciados em uma emocionante cerimônia no auditório central da Unisc

Nos últimos dias, a cidade de Santa Cruz do Sul, no interior gaúcho, respirou cinema com a realização de seu 5º Festival Santa Cruz de Cinema. O evento celebrou a sétima arte entre os dias 24 e 28 de outubro, com uma programação gratuita e aberta ao público em geral. Ao longo de quatro noites, foram exibidos os 18 filmes que competiam na Mostra Nacional e os seis filmes que competiam entre si na Mostra Olhares Daqui. Eles foram pré-selecionados por uma curadoria, que avaliou 544 curta-metragens inscritos para a edição de 2022. Também houve homenagem à atriz Júlia Lemmertz, reconhecida por suas contribuições ao cinema gaúcho e brasileiro, que se fez presente e recebeu troféu.


Durante a mostra, as salas de exibição ficaram lotadas todas as noites com centenas de pessoas, dentre os realizadores das obras, cineastas, estudantes e pessoas da comunidade. “O cinema tem o poder de transportar o público para outros universos, também faz refletir sobre o que vivemos, diverte, emociona e faz pensar. Por isso, foi uma grande alegria ter as salas sempre lotadas para assistir filmes diversificados e de todo o Brasil”, comemora Roberta Pereira, diretora do Sesc Santa Cruz do Sul, um dos realizadores do Festival.


Os premiados foram anunciados na noite de sexta-feira em uma emocionante cerimônia de premiação no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Quem ganhou o prêmio de Melhor Filme foi “Serrão”, dirigido por Marcelo Lin. Já o Melhor Filme Gaúcho foi o curta-metragem “Nós que fazemos o mundo girar”, do diretor Lucas Furtado. A Mostra Olhares Daqui, que exibia filmes produzidos na cidade, premiou “Aos amaros do mundo” dirigido por Bruno Gassen. Pela categoria Júri Popular, o público presente elegeu “Ninguém nunca vai te amar como eu te amo” dirigido por Fernanda Magalhães e Gustavo Guives, como melhor filme.


Com realização do Sesc Santa Cruz do Sul, em conjunto com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), através dos cursos de Comunicação Social, e com a Pé de Coelho Filmes, a 5ª edição do Festival veio, desde junho, desenvolvendo oficinas, exibições de filmes e debates sobre a produção e a crítica audiovisual no município gaúcho. Os filmes inscritos são de diversos estados brasileiros, abordando temáticas contemporâneas e propondo reflexões. A ação também contou com o patrocínio da JTi, da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e da Corsan.


Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

Os vencedores do 5º Festival Santa Cruz de Cinema

Melhor Filme: Serrão – de Marcelo Lin
Melhor Filme Gaúcho: Nós Que Fazemos Girar – de Lucas Furtado
Melhor Filme do Júri Popular: Ninguém Nunca Vai te Amar Como Eu te Amo – de Fernanda Magalhães e Gustavo Guives
Melhor Direção: Fantasma Neon – de Leonardo Martinelli
Melhor Direção de Fotografia: Fernando Macedo por Último Domingo – de Joana Claude e Renan Brandão
Melhor Direção de Arte: para Gabriela Burck por A Diferença Entre Mongóis e Mongolóides – de Jonatas Rubert
Melhor Ator: Gutto Szuster por Ninguém Nunca Vai Te Amar como Eu Te Amo – de Fernanda Magalhães e Gustavo Guives
Melhor Atriz: Norma Góes por O Pato – de Antônio Galdino.
Melhor Roteiro: Tamiris Tertuliano e William de Oliveira por Pausa Para o Café – de Tamiris Tertulino
Melhor Montagem: Glauber Cruz por Nós Que Fazemos Girar – de Lucas Furtado
Melhor Trilha Sonora: Ayssa Yamaguti Norek, Carol Maia, José Miguel Brasil e Leonardo Martinelli por Fantasma Neon – de Leonardo Martinelli
Melhor Desenho de Som: Kiko Ferraz por O Abraço – de Gabriel Motta
Menção Honrosa: Cineminha No Beco – de Renato Oliveira
Prêmio Especial do Júri: Possa Poder – de Victor Di Marco e Márcio Picoli