Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Seguindo a apresentação dos vereadores eleitos no último dia 15 de novembro para compor a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, o Riovale Jornal apresenta nesta edição mais dois edis que estarão representando a comunidade pelos próximos quatro anos.
Sexto mais votado com 1.320 votos, Alberto João Heck (PT), foi reeleito para o terceiro mandato. Oriundo da localidade de São Martinho, Heck tem 54 anos, é casado e pai de dois filhos. Estudou na Escola Municipal Cardeal Leme e conclui o Ensino Básico nos seminários Sagrado Coração de Jesus, de Arroio do Meio, e no São João Batista, em Linha Santa Cruz. Foi coordenador da Pastoral da Juventude, catequista e sempre ativo em sua comunidade, com o seu violão animando celebrações comunitárias. É formado em Estudos Sociais e História pela Unijuí e especialista em Educação Ambiental. Atua como professor na rede municipal há 34 anos e na rede pública estadual há 25 anos. Foi desportista, onde atuou em diversos times como jogador, técnico e dirigente de entidades do futebol. Na vida pública, é filiado ao PT há 34 anos, sendo a única sigla partidária que atuou. Foi secretário de Meio Ambiente e Saneamento de Santa Cruz do Sul, presidente do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprom) e atuou como diretor na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado de 2009 a 2012. Esta foi a 8ª vez que concorreu a vereador, sendo eleito três vezes (1996, 2012 e 2020) e em quatro oportunidades sendo Primeiro Suplente. Como vereador, em seus mandatos anteriores, teve cinco projetos de lei de sua autoria aprovados e destacou-se pela defesa da Educação, dos Servidores Públicos, dos Direitos Humanos, da Saúde, Segurança e outros trabalhos ligados às comunidades da cidade e interior.
Sobre o motivo de concorrer à reeleição, Heck destaca que estava disposto a encerrar a carreira política, mas que recebeu apoio e foi incentivado por ser o principal expoente do partido no Município. “A trajetória como sindicalista e líder comunitário, na defesa dos direitos dos trabalhadores, da Educação e de tantas outras causas da coletividade, nos exigia este comprometimento”, frisou. Sobre as principais áreas que pretende trabalhar no novo mandato, o vereador frisou que irá atuar em todas, mas elege como prioridades a educação, valorização do serviço público, investimentos na diversificação, agroecologia e valorização da agricultura familiar, questões ambientais, defesa dos direitos humanos e mais espaços para o esporte, cultura e lazer.
Com relação à renovação na Câmara, Heck frisou que a mudança no Legislativo é importante, defendendo que ela se dê com diversidade de representação e qualidade. “Não só para representar diferentes segmentos sociais, mas para representá-los com dignidade. Diria, ainda, que esta renovação deveria ser compromisso de todos os partidos, começando por suas instâncias internas, em vez de construir pequenos feudos com interesses próprios. E, que esta renovação seja gradual e permanente”. Sobre a relação com o novo governo, Heck já manifestou que será um vereador de oposição, mas que estará sempre aberto ao diálogo e atuando de forma equilibrada e respeitosa para o bem do Município.
Um estreante com experiência no esporte
Aos 54 anos, casado e pai de três filhos, o empresário Jair Eich (Progressistas) estará fazendo a sua estreia no Legislativo. No pleito, ele foi o oitavo vereador mais votado com 1.245 votos. Oriundo da localidade de Boa Vista, Eich possui forte ligação com o esporte, onde atuou como jogador, técnico, árbitro e dirigente em competições amadoras do Município. Foi um dos idealizadores da Liga Regional de Futebol do Vale do Rio Pardo e desde 2009 atua como presidente do Esporte Clube Avenida, com destaque para vários acessos à elite do futebol gaúcho e ao título estadual da Copa Wianey Carlet, em 2018, que levou o clube santa-cruzense para a disputa da Copa do Brasil de 2019.
Na vida pública, Eich é filiado ao Progressista há mais de 15 anos, mas nunca havia concorrido ou exercido cargo público. Ele frisa que o principal motivo de ser candidato a vereador foi o de querer ser um elo entre as necessidades das pessoas junto ao Poder Executivo. “Me coloco à disposição para desenvolver o trabalho com projetos e aprovações de ideias que busquem melhorar a vida das pessoas”, disse.
Questionado sobre como vê a renovação do próximo Legislativo, Eich defende que deveria haver uma limitação de mandatos em todas as esferas do País para que a mudança fosse constante. “Essa eleição deixou a mensagem de que a população busca novas ideias. Temos a responsabilidade de atender a expectativa e através do diálogo buscar evoluir”, frisou.
Ao finalizar, Eich frisou que a comunidade pode esperar um vereador ativo durante o seu mandato. “Queremos ser a voz do povo e das comunidades na Câmara. Estarei sempre presente, participando e ouvindo. Não vamos resolver questões pessoais, mas se já puder colaborar melhorando para entidades, clubes e associações, vamos ter contribuído para um melhor convívio entre todos na sociedade”.