Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Um dos mais tradicionais clubes da nossa região em busca do recomeço para voltar a ter protagonismo. Pelo segundo ano consecutivo, o Futebol Clube Santa Cruz disputará a Segundona Gaúcha, campeonato equivalente à terceira divisão gaúcha. O congresso técnico que definirá a competição estadual ocorrerá no dia 28 de janeiro, na sede da Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre.
No encontro os clubes participantes irão debater sobre o regulamento e definir a fórmula de disputa e a data de início. Em 2019, a competição contou com 12 equipes, com o campeão sendo o Guarany, de Bagé e o vice-campeão, o Brasil, de Farroupilha, que foram promovidos para a Divisão de Acesso em 2020. O Santa Cruz avançou para a fase de mata-mata, mas acabou sendo eliminado na fase de quartas de final para o Guarany, de Bagé, sendo derrotado nos Plátanos por 1×0 e empatando em 0x0 na cidade de Bagé.
Visando não repetir a campanha de 2019 e buscar uma das vagas para a divisão de acesso em 2021, o Santa Cruz está intensificando a montagem do elenco. O trabalho está sendo realizado pelo Departamento de Futebol liderado pelo gerente de futebol, Sergio Vieira, o Serginho, e pelo diretor Lairton Falcão dos Reis, em conjunto com o técnico Willian Campos, comandante que foi anunciado pelo clube ainda no mês de dezembro.
Filho do técnico Beto Campos (falecido em julho de 2018), William Campos deixou os gramados como jogador e passou a atuar na comissão técnica. Após trabalhar com o pai, ele foi auxiliar técnico de Darley Costa pelo Santa Cruz em 2019. No segundo semestre, o jovem treinador de 31 anos teve a sua primeira experiência como técnico no comando do São Borja na disputa da Copa Seu Verardi, levando o time da fronteira até a fase de quartas de final onde foi eliminado pelo Pelotas, que depois viria a ser campeão da competição estadual.
Em entrevista concedida ao Riovale Jornal na última terça, 7, nos Plátanos, Willian Campos destacou que o planejamento para a terceirona já está sendo feito e salientou que o clube já possui alguns atletas acertados, sendo a sua base com atletas jovens, na sua maioria atletas que integraram a equipe sub-19 do galo que já havia disputado a terceirona em 2019 e alcançou a semifinal da Copa FGB da categoria. “Esperamos montar um grupo competitivo e aguerrido, conforme a característica da competição. Vamos enfrentar todas as adversidades e precisamos fazer valer o fator casa e ter bons resultados fora. Teremos que passar pelas dificuldades para fazer um grande campeonato”, destacou. Devido ao regulamento, o Santa Cruz poderá contar somente com quatro jogadores acima de 24 anos no plantel.
Ao falar sobre o pai Beto Campos, Willian Campos destacou que sempre leva os ensinamentos do treinador no seu dia a dia. “Levo muito em mim o que aprendi com ele no dia a dia ao fazer parte das comissões técnicas por três anos com ele. Sabemos que o futebol muda, mas estamos sempre procurando se atualizar. Com certeza trago muito dele, que é meu ídolo e minha referência no futebol. Quero chegar ao menos perto do que ele fez no futebol gaúcho para ter sucesso na carreira”, salientou.
Willian Campos destacou a importância do clube contar novamente com o apoio do torcedor para que o Santa Cruz volte a ter protagonismo. “Contamos com o apoio do nosso torcedor, que venha ao Plátanos nos amistosos, nos jogos, nos treinos, que se associe e ajude o clube. Precisamos do apoio de todos e tenho certeza que juntos iremos para um caminho positivo e quem sabe, no final, a gente possa estar sobre um caminhão de bombeiros comemorando o retorno para a Divisão de Acesso”, finalizou o treinador alvinegro. Nesta sexta, 10, às 16h, a direção do Santa Cruz estará apresentando todos os integrantes da comissão técnica para a disputa da competição estadual.