Início Geral Conferência Regional de Segurança no Trânsito tem reunião preparatória

Conferência Regional de Segurança no Trânsito tem reunião preparatória

EVERSON BOECK
[email protected]

O Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com o apoio do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP), promoveu na última terça-feira, 27 de agosto, na sala 108 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), uma reunião preparatória para Conferência Regional de Políticas de Segurança no Trânsito da Região Vale do Rio Pardo, a qual acontecerá no dia 9 de setembro, em Venâncio Aires.A reunião, comandada pelo tenente CcoronelOrdeliSavedra Gomes, assessor superior do gabinete do vice-governador e coordenador técnico do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, contou com a presença de representantes de diversos segmentos da região.
Segundo Gomes, objetivo das conferências é debater alternativas com a sociedade para reduzir o número de acidentes no trânsito, contribuindo, dessa forma, para a conquista dos objetivos da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito (2011 – 2020), proposto pela Organização das Nações Unidas, por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Conforme o tenente, este é um trabalho amplo de educação. “Não é possível que aceitemos como ‘normal’ a morte de seis gaúchos por dia no trânsito. Morreram 981 no primeiro semestre e nos últimos três anos foram registradas mais de duas mil mortes. Temos que baixar este número e por isso estamos nos esforçando neste trabalho. Precisamos que sociedade compreenda e participe deste processo para que alcancemos nossos objetivos o mais rápido possível”, sublinha.
Gomes salienta que 30% dos óbitos no trânsito são entre jovens de 18 e 29 anos. “É como se a ordem normal da vida estivesse invertida onde os pais e avós enterram os filhos e netos. Se considerarmos de 0 a 34 anostemos metade dos óbitos. Portanto, precisamos de ações educacionais mais eficazes que comecem em casa e passem pela escola, por isso essas discussões são tão importantes”, pontua.
O coordenador técnico do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito acredita que é preciso uma participação maior da sociedade civil na iniciativa. “Temos percebido um engajamento forte de órgãos públicos, mas da população não, ainda está tímida. Talvez porque até hoje o assunto ‘morte no trânsito’ foi visto como normal. Isto está errado é são estes conceitos que queremos mudar na vida das pessoas”, ressalta.
Durante as conferências serão eleitos delegados para representar as regiões na 1ª Conferência Estadual sobre Políticas de Segurança no Trânsito que será realizada em dezembro, em Porto Alegre. Ainda em novembro serão realizadas mais oito conferências em outras regiões do Estado.

Fotos: Everson Boeck

Reunião preparatória definiu que a Conferência Regional de Políticas de
Segurança no Trânsito da Região Vale do Rio Pardo acontecerá dia 9 de
setembro, em Venâncio Aires


Gomes: “É preciso uma participação maior da sociedade civil na iniciativa”