Santa Cruz do Sul promoveu na segunda-feira, 29, a 4ª Conferência Municipal de Cultura. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal do setor. A programação tem como tema principal o plano municipal de cultura. A cidade precisa atualizar o planejamento da área para os próximos 10 anos – um plano decenal.
O secretário de Cultura, Marcelo Corá, abriu o evento saudando todos os conselheiros municipais pelo comprometimento e colocou-se à disposição para acolher as demandas do setor. “Temos um canal permanente de escuta e a porta aberta para receber cada conselheiro”, afirmou. Conforme o secretário, governo e Conselho atuam com um objetivo comum: promover a cultura do município. Para Corá, também é importante tratar a cultura pelo viés econômico, como um eixo para a geração de emprego e renda. “Assim, estabelecemos meios para que os artistas possam viver de seu trabalho com qualidade e dignidade”, enfatizou.
Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Carlos Roberto Escouto destacou o encontro como um marco. “Hoje estamos aqui para pôr um alicerce a mais na cultura de Santa Cruz do Sul”, declarou. Ele agradeceu o apoio e reconhecimento recebidos da atuação gestão municipal e colocou o Conselho à disposição para a implementação de políticas públicas na área. Vice-presidente do Conselho, Marta Nunes frisou o papel da cultura na construção de uma sociedade com mais tolerância e respeito.
A programação contou com apresentações das setoriais que compõe o Conselho – Patrimônio Cultural, Carnaval, Folclore e Tradição, Instituições e Fundações Privadas, Artes Cênicas, Arte e Cultura de Rua, Artes Visuais, Literatura, Artesanato e Música. Durante a conferência, deve ocorrer a identificação de propostas bem como a votação para a escolha daquelas que irão compor o plano decenal. O evento foi realizado no auditório da Casa de Cultura Jornalista Francisco José Frantz.